O Dia

Sonhos ambiciosos de um jovem cineasta

Lucas Vasconcelo­s, filho do diretor Pedro Vasconcelo­s, lança seu quinto curta-metragem e diz ter vontade de dirigir novela

- BRUNNA CONDINI brunna.condini@odia.com.br

Ele é filho de peixe e escolheu nadar nas mesmas águas que o pai. Lucas Vasconcelo­s, 21 anos, filho do diretor Pedro Vasconcelo­s também dirige e se prepara para lançar seu quinto curta-metragem profission­al, ‘Bem-Vindo de Volta’, nesta sexta-feira, no Cine Joia, em Copacabana.

Lucas conta que o pai é seu maior incentivad­or. “Ele investe nos meus filmes de olhos fechados, e os olhos dele brilham quando assiste a um filme novo meu. Ele mostra pro pessoal lá na Globo com o maior orgulho: ‘Olha o filme novo do meu filho’”, entrega.

No curta que conta com a participaç­ão de Giullia Buscacio, Vitor Thiré e Dayane Porto, o jovem diretor embarca em um drama psicofamil­iar, que conta a história de como um rapaz de 17 anos, interpreta­do por Thiré, reage ao saber através da internet que era traído pela ex-namorada, vivida por Giullia.

“Depois desse, tenho mais um curta para estrear que já está na pós-produção. Tem também um canal de curtasmetr­agens na plataforma do YouTube e, finalmente, meu primeiro longa, que eu já estou escrevendo com a intenção de tentar vender para a Netflix”, antecipa o inquieto Lucas.

DE PAI PRA FILHO

Seguindo os passos do pai desde pequeno, ele vê semelhança­s entre os dois, além dos traços físicos.

“A maior parte da minha vida vi meu pai dirigindo novelas, e na Globo se faz arte com o relógio correndo, né?”, analisa. “Então, uma das coisas que eu peguei do trabalho de direção dele foi a qualidade com agilidade. Além disso, eu e meu pai compartilh­amos da mesma técnica de colocar músicas durante uma cena no set e durante o processo de decupagem da cena no roteiro também. Mas temos ‘perspectiv­as cinematogr­áficas’ diferentes”.

Algum medo de comparaçõe­s?

“Nenhum, tenho é orgulho por ser filho de um diretor tão talentoso e sei que posso fazer um trabalho tão bom quanto o dele é”.

HOLLYWOOD

Além do cinema, o carioca deseja seguir os passos de Pedro Vasconcelo­s na TV. “Tenho muita vontade de dirigir uma novela. Seria tão bonito ver essa transição de pai pra filho no local de trabalho”, sonha.

E ele aproveita para começar a ‘escalar’ a futura equipe. “Teria que trabalhar com meu amigo Lucian. Nós conversamo­s direto sobre fazermos uma novela juntos, igual nossos pais. Lucian é meu futuro diretor de fotografia, que assim como eu, segue os passos do pai, Luciano Xavier, que é o diretor de fotografia do meu pai lá na Globo”, diz.

E na frente das câmeras, temos chance de ver Lucas?

“Não descarto a possibilid­ade... Quem sabe em um futuro próximo eu não apareço atuando em algum filme meu? Tipo o Selton Mello”, faz suspense.

Com os pés no chão e a cabeça nas estrelas, Lucas Vasconcelo­s sonha e projeta grande. “Juro pra você que também não recusaria se Hollywood me chamasse”, diz, aos risos, mas com segurança de gente grande.

 ?? LUCIAN XAVIER ?? Lucas Vasconcelo­s ‘posa’ como diretor e, no detalhe, ao lado do pai
LUCIAN XAVIER Lucas Vasconcelo­s ‘posa’ como diretor e, no detalhe, ao lado do pai
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil