O Dia

Com a adesão de mais dois estados na auditoria, órgão intensific­ará combate a irregulari­dades

Pente-fino do Rioprevidê­ncia ganha reforço

-

OFundo Único de Previdênci­a Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidê­ncia) está ampliando os convênios com outros estados e municípios para seguir com o pente-fino em aposentado­rias e pensões pagas indevidame­nte. A autarquia vai firmar parceria com Roraima e Pernambuco, elevando o número de entes que ajudam o Rio nesse cruzamento de dados. Atualmente, o órgão já conta com o Distrito Federal, Alagoas, 49 cidades fluminense­s, além do INSS.

A auditoria — que identifica acúmulos de cargos impedidos por lei — é feito pelo Sistema de Cooperação Previdenci­ária (Sicoprev), criado pelo órgão estadual. E a expansão da integração com outros entes é resultado da apresentaç­ão sobre o Sicroprev na reunião, em abril, do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios (Conaprev), afirmou o presidente do Rioprevidê­ncia, Reges dos Santos.

Segundo ele, também estão no horizonte o Estado de São Paulo e a capital paulista. “Meu interesse é de fechar (parceria) com todos os estados e municípios (do país) com regime próprio de previdênci­a. O primeiro passo já foi dado no Conaprev”, declarou.

FISCALIZAÇ­ÃO INTENSIFIC­ADA

Como a Coluna informou em 1º de abril, o Rioprevidê­ncia vai intensific­ar a fiscalizaç­ão para coibir fraudes e pagamentos que não deveriam ser feitos a segurados que estão em desacordo com a lei.

Para Reges, o trabalho permite a destinação correta dos recursos da previdênci­a. “Com o cruzamento de dados do estado com outros entes, consigo evitar o pagamento indevido de aposentado­rias e pensões a quem não tem direito, e garantir que quem realmente tem direito seja pago”, disse.

Os casos de irregulari­dades são os mais diversos. E, em cada um deles, o segurado tem a garantia da ampla defesa, com prazos para responder aos requerimen­tos e contestar também.

Entre as situações que podem ser identifica­das há, por exemplo, de servidores aposentado­s por invalidez pelo Estado do Rio, mas em atividade em outro município; e de acúmulo de dois cargos na ativa (ressalvada­s algumas categorias, como as de profission­ais da Educação e Saúde). E nos casos em que há pagamento de pensão de filha maior acumulada com os valores da pensão de viúva o Sicoprev também vai acusar irregulari­dade.

 ?? AGÊNCIA O DIA ?? Reges dos Santos diz que o Rioprevidê­ncia ampliou a integração com outros estados e municípios
AGÊNCIA O DIA Reges dos Santos diz que o Rioprevidê­ncia ampliou a integração com outros estados e municípios

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil