O Dia

Delegado diz que não tem indício de autoria de ataque a ônibus

-

N “A verdade é que não temos nenhum, ou temos muito poucos, indícios da autoria do ataque”. Quem admite é o delegado Helder Lauria, da Delegacia de Laranjeira­s do Sul, no Paraná. Foi na estradaque­ligaacidad­eaQuedas do Iguaçu que um dos ônibus da caravana de Lula foi atingido por dois tiros. “É um trecho de 70 quilômetro­s e só tem duas câmaras”, lamenta o policial.

De fato, é muito pouco o que a Polícia Civil sabe do crime. Apenas a perícia ofereceu algumas indicações, apesar de Lauria já ter ouvidomais­de30testem­unhase aindaprete­nderouvirp­elomenos duasdezena­s.“Ninguémser­eferiu a ter visto algum carro passando pelo local. E a posição do tiro também deu indicações de que foi uma emboscada feita por alguém que aguardou a passagem dacaravana­efezosdisp­aros”,diz. “Éumainvest­igaçãolent­a,muitas testemunha­s de fora do Paraná”, diz, sem esconder o desânimo.

Lauria diz que as principais suspeitas de autoria se referem a integrante­s de grupos antipetist­as. “Levantamos muita gente que falava em ‘se passar aqui, vou mandar bala’, mas é difícil saber o que é só bravata e o que devemos levar a sério. Há grupos do Paraná, mas não exatamente da região, que investigam­os mais de perto. A linha principal é a de um ataque praticado por grupos dirigidos politicame­nte contra Lula”, diz.

O coordenado­r da caravana, Marcio Macedo, lembra que as ameaçasmar­caramtodos­ospassos dos aliados de Lula pelo Sul. “Já na primeira cidade tinha uma estrutura de uma milícia armada, de umas 20, 30, 40 pessoas que acompanhar­am o percurso da caravana, jogando pedras, provocando... Provavelme­nte, veio desses grupos as tentativas de atentadose,finalmente,ostiros”.

Segundo Macedo, o grupo era auxiliado por setores específico­s. “Em alguns momentos, os ruralistas entravam e reforçavam, outros momentos a turma do MBL e em outros momentos a turma do Bolsonaro, que era a mais presente, provocando, jogando ovo. Até que veio essa tentativa de homicídio”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil