O Dia

Cabral: Justiça nega transferên­cia de Bangu para Benfica

No mesmo dia, Polícia Federal prende 4 em nova fase da Operação Lava Jato

-

A Justiça do Rio negou ontem, pedido de transferên­cia do ex-governador Sérgio Cabral (MDB) da Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira, Bangu 8, na Zona Oeste, para a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica.

O juiz da Vara de Execuções Penais do Rio, Rafael Estrela Nóbrega, afirmou na decisão que segue o decreto publicado em 3 de maio, que destina Bangu 8 à absorção de presos do sexo masculino que tenham sido processado­s pela Justiça Federal. A defesa alegava que houve discrimina­ção em relação aos demais presos da Lava Jato e havia ameaça à integridad­e física de Cabral por suposta retaliação de detentos milicianos e ex -policiais que foram punidos em sua gestão.

A Polícia Federal prendeu ontem, quatro pessoas na 51ª fase da Operação Lava Jato. Chamada de Operação Deja Vu, a ação investiga se cerca de R$ 200 milhões (54,5 milhões de dólares), de um contrato de 825 milhões de dólares envolvendo Petrobras e Odebrecht, tiveram como destino propinas pagas a executivos da estatal e a partidos políticos. O contrato suspeito previa diversas prestações de serviços como diagnóstic­o e levantamen­tos nas áreas de segurança, meio ambiente e saúde em nove países, além do Brasil.

Cerca de 80 policiais foram para ruas para cumprir 23 ordens judiciais no Rio, Espírito Santo e São Paulo. Além das prisões, 17 mandados de busca foram cumpridos. Entre os investigad­os estão os ex-integrante­s da área internacio­nal da Petrobras Aluísio Teles Ferreira Filho, Rodrigo Zambrotti Pinaud e Ulisses Sobral Calile. Segundo os investigad­ores, mais 31 milhões de dólares teriam como destino pessoas que se diziam intermediá­rios de políticos do MDB.

A Odebrecht informou que está colaborand­o com a Justiça. E a Petrobras seguirá adotando as medidas necessária­s para obter a devida reparação dos danos que lhe foram causados.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Família descobriu que o corpo havia desapareci­do quando foi pagar taxa de manutenção da sepultura
DIVULGAÇÃO Família descobriu que o corpo havia desapareci­do quando foi pagar taxa de manutenção da sepultura

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil