O Dia

LAVAGEM IMOBILIÁRI­A

- LEANDRO MAZZINI

A força-tarefa da Polícia Federal e do Ministério Público Federal na Lava Jato no Rio de Janeiro encontrou o mapa da mina com a prisão das dezenas de doleiros presos na Operação ‘Câmbio, desligo’. Há anos os doleiros estão ‘lavando’ dinheiro de corrupção de políticos na compra de imóveis no Brasil e em especial nas cidades de Miami, Tampa, Fort Lauderdale e Orlando, na Flórida, Estados Unidos.

Patrão nosso

Acostumado­s à boa vida longe da cela, alguns detidos já se mostram dispostos a revelar o esquema. Acham-se injustiçad­os pela prisão por causa do patrimônio sujo dos patrões.

Ele, de novo

Adivinha quem tinha ingerência nos investimen­tos do Refer, dos funcionári­os da rede ferroviári­a federal, alvo da PF? Valdemar da Costa Neto, o dono da locomotiva do PR.

Na vitrine

O presidente Michel Temer vai soltar grande campanha de mídia sobre os feitos de dois anos de seu Governo. As verbas, concentrad­as na Secom, sairão dos ministério­s.

Fim da festa

Após nota da Coluna, o Ministério do Meio Ambiente recuou da decisão de enviar, com nosso dinheiro, dois servidores, casados, para evento de sete dias em Lisboa.

Caiu a ficha

Um mês depois da prisão do ex-presidente Lula, a vigília-acampament­o de militantes em frente à PF reduziu de mil apoiadores para 250.

Recuo

A juíza “linha dura” Carolina Lebbos, de Curitiba, que terá de se explicar ao STF, barrou visitas ao ex-presidente Lula, inclusive da ex-presidente Dilma. Mas criticada até por colegas de toga, recuou e repassou à PF a análise prévia dos requerimen­tos.

Salvos pelo lucro

Depois de três anos sem pagar dividendos aos acionistas, enfim a Petrobras entrou no azul e vai distribuir lucro de R$ 0,05 por ação - serão R$ 652,2 milhões. Pela Lei das Estatais, o Conselho poderia ser deposto pelos acionistas (inclusive os minoritári­os). Mas como é empresa

Foro 1

Apesar do alarde em defesa do fim do foro privilegia­do, o Psol e o PCdoB até agora não indicaram deputados para a comissão especial que irá analisar a Proposta de Emenda à Constituiç­ão que restringe a prerrogati­va.

Foro 2

A comissão especial será instalada na Câmara depois de a proposta (PEC 333/2017) ter permanecid­o ‘esquecida’ na Casa por seis meses. O texto, aprovado no Senado, mantém o foro privilegia­do somente para os presidente­s da República, do Senado, da Câmara e do Supremo, além do vice-presidente da República.

de capital misto, salvouse no quiprocó jurídico da indefiniçã­o.

PF agoniza

Quem alerta é o vice -presidente da Associação dos Delegados de Polícia Federal, Luciano Leiro: foram 620 aposentado­s em 2017 e haverá concurso para 500, mas com posse em agosto de 2019. “A PF está sendo silenciosa­mente estrangula­da”, diz.

CPP e CP

Leiro acredita que o novo Código de Processo Penal, em discussão no Congresso, poderá confirmar a prisão após segunda instância e o fim dos embargos nos (demorados) processos. Mas apostaria também no fim do benefício da progressão de regime, no Código Penal. “Bom comportame­nto é obrigação, não deve ser benefício”.

Turma do coldre

Brasília sediará dias 14 e 15 o 1º Simpósio Internacio­nal de Segurança Pública, com especialis­tas do Brasil e exterior. O evento organizado pela ADPF será no Centro Internacio­nal de Convenções do Brasil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil