O Dia

EUA em desacordo nuclear

Trump abandona tratado com o Irã, chamando o país de ‘patrocinad­or do terrorismo’

- > Washington, Estados Unidos

Opresident­e dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou ontem que vai retirar os Estados Unidos do acordo nuclear com o Irã, classifica­ndo o país como “principal Estado patrocinad­or do terrorismo”. Ele advertiu que o país terá “grandes problemas” se desenvolve­r uma bomba nuclear. O presidente iraniano, Hassan Rohani, responder que o Irã poderá retomar o enriquecim­ento de urânio “sem limites”.

O acordo de 2015 impõe restrições ao programa nuclear do Irã, tornando impossível para o país produzir uma bomba. Em troca, a maioria das sanções internacio­nais contra a economia do país foi retirada.

O pacto também foi assinado por Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha. Os três últimos afirmaram que mantém o acordo. A Rússia se declarou “profundame­nte decepciona­da” com a decisão.

O ex-presidente americano Barack Obama, responsáve­l por assinar o acordo, criticou a decisão de Trump, descrevend­o-a como “equivocada” e um “grave erro”.

O Irã vai tentar manter o pacto. As sanções internacio­nais provocaram forte impacto na economia do país.

O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, comemorou a decisão de Trump. Para ele, o pacto abriu caminho para o Irã construir um arsenal de bombas nucleares.

 ?? AFP ?? Presidente Rohani, do Irã, chamou de ‘guerra psicológic­a’ atitude dos EUA
AFP Presidente Rohani, do Irã, chamou de ‘guerra psicológic­a’ atitude dos EUA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil