O Dia

IZA NO ‘DUTÃO’ DE MADUREIRA Artista estará em evento do dia 18 no local, referência da cultura black

Reconhecid­o como patrimônio imaterial, Baile do Viaduto de Madureira celebra 28 anos com show ‘pesadão’

- RENAN SCHUINDT renan.schuindt@odia.com.br

Era início da década de 90 quando um grupo de quatro amigos fundou o bloco carnavales­co ‘Pagodão de Madureira’. Na época, Leno, Pedro, Edinho e Xandoca não imaginavam a dimensão do movimento que estavam criando. Hoje, prestes a completar 28 anos desde o primeiro evento, o Viaduto de Madureira (ou Dutão, para os mais íntimos) é a maior referência da cultura black no Rio de Janeiro. Para comemorar o aniversári­o, o espaço vai receber uma convidada que tem um som pra lá de ‘pesadão’: a cantora Iza. A festa acontece no próximo dia 18 e promete agitar a Zona Norte.

“A Iza é uma artista que está em alta. É muito talentosa. E um show no Viaduto era um sonho para ambas as partes”, conta DJ Michel, que também é um dos organizado­res do baile charme, que acontece aos sábados.

Em pouco tempo de carreira, a cantora — que nasceu em Olaria — já criou um forte elo com o Viaduto. O local serviu de cenário para a gravação do videoclipe do hit ‘Pesadão’, que contou com a presença do músico Marcelo Falcão. “Na época, o diretor do clipe sugeriu o local e eu amei a ideia. Depois, vendo o resultado, achei lindíssimo. Me sinto privilegia­da em fazer parte disso. Quero cantar, me divertir e divertir quem estiver lá”, revela Iza.

GRANDES NOMES

Essa não é a primeira vez que o Viaduto recebe um show desse porte. Por ali, já passaram artistas internacio­nais como Rah Digga, Montell Jordan, Keith Sweat e Chingy, além dos nacionais Ed Motta, Sampa Crew, Sandra de Sá, Racionais MC’s, Negra Li e Chico Tadeu. Esse último, com um diferencia­l: o rapper é nascido em Madureira. E, desde jovem, frequenta o espaço. “Já assisti a muitos shows marcantes e também fiz alguns. É um lugar que tem a cara da Zona Norte, mas que recebe de braços abertos quem chega de outras regiões. Vida longa ao Viaduto!”, diz o músico, que, assim como Iza, gravou um videoclipe no local.

RECONHECIM­ENTO

Em 2013, o Dutão conseguiu um reconhecim­ento importante para o cenário black ao se tornar patrimônio imaterial da cidade do Rio de Janeiro. O local tem presença marcante na construção da identidade negra, principalm­ente no subúrbio, seja pelo estilo, pela dança ou pela atitude. A promessa é de casa cheia. E, se depender de Iza, a festa está garantida. “Estou muito feliz e o público pode esperar muita animação. Me aguardem”, avisa a cantora.

O evento acontece embaixo do Viaduto Negrão de Lima, às 22h. Os ingressos custam R$ 20 (1º lote) e podem ser adquiridos no site sympla.com.br/izanoiadut­o. Vale lembrar que a compra dá direito a um ingresso para participar da entrega do Troféu Harlley, que ocorre no dia seguinte ao show. Maiores informaçõe­s podem ser obtidas na página do Viaduto, no Facebook.

 ??  ??
 ?? RENATA LEAL/DIVULGAçãO ?? Baile Charme do Viaduto completa 28 anos no próximo dia 18
RENATA LEAL/DIVULGAçãO Baile Charme do Viaduto completa 28 anos no próximo dia 18
 ??  ?? A cantora Iza será a atração da noite, que conta ainda com apresentaç­ão de diversos DJ’s
A cantora Iza será a atração da noite, que conta ainda com apresentaç­ão de diversos DJ’s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil