O Dia

Modernidad­e em preto e branco

Fruto da nova safra de treinadore­s, Alberto Valentim já tem seu trabalho reconhecid­o à frente do Botafogo

- LUCIANO PAIVA luciano.paiva@odia.com.br

Mineiro do município de Oliveira, Alberto Valentim faz jus ao estado onde nasceu. Comendo pelas beiradas, sem alarde, extremamen­te organizado, dono de uma personalid­ade tranquila ele dá seus primeiros passos como técnico, mas já é devidament­e reconhecid­o pelo talento. Ainda mais depois da conquista do Campeonato Carioca deste ano pelo Botafogo. Aos 43 anos, ele ainda quer muito mais.

Para o comandante alvinegro, a idade, no entanto, é apenas um detalhe. “Não adianta só ser jovem. Tem que estar atualizado. Um exemplo: o Drubscky (Ricardo Drubscky, técnico que foi uma das referência­s de Valentim no Atlético-PR) tem 55 ou 56 anos? Muito atualizado. Não importa a idade. O futebol mudou muito e você tem que acompanhar essa mudança”, disse.

Durante a sua preparação para se tornar um treinador, Alberto Valentim passou um período na Europa. “Fui em três ocasiões para a Itália e foi sensaciona­l. Tive abertura com outros treinadore­s, troquei ideias e mostrei meu trabalho. Não fui para tirar fotos”, revela. O comandante alvinegro ainda falou sobre a opinião de Renato Gaúcho, do Grêmio, de que ninguém precisa sair do país para estudar futebol: “O Renato faz um pouquinho de personagem. Ele ainda deixa escapar o lado brincalhão, mas porque é dele. Mas o time dele joga um futebol moderno. De bobo, o Renato não tem nada”.

Uma das caracterís­ticas mais marcantes de Alberto

Zagueiro argentino Joel Carli, cujo contrato termina em dezembro, estaria nos planos de Grêmio e Atlético Mineiro

Valentim é reunir um pouco de cada técnico com quem conviveu, como jogador ou auxiliar, para moldar a sua maneira de trabalhar. E Abel Braga, seu adversário de amanhã, no Nilton Santos, é um deles. Os dois trabalhara­m juntos em 1997 e 1998 no Atlético-PR: “Ele é um cara muito atento à parte tática, mas, acima de tudo, sabe deixar um ambiente bom de trabalho. E disso eu não abro mão. O Abel é um cara do bem, detalhista e que todo mundo gosta”.

DE OLHO EM CARLI

Xerifão da zaga alvinegra, Carli estaria na mira de Grêmio e Atlético-MG, segundo a Rádio Tupi. O argentino tem contrato até dezembro e já negocia a renovação. A partir de 1º de julho ele poderá assinar pré-contrato com outro clube.

Fui três vezes para a Itália. Tive contato com outros técnicos, troquei ideias e mostrei meu trabalho”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil