O Dia

Quatro tremores de terra seguidos atingem litoral de Araruama e assustam moradores

Abalo alcançou 2,6 graus na Escala Richter em Praia Seca, mas não causou danos

-

Quatro tremores de terra assustaram os moradores de Araruama, na Região dos Lagos, no final da tarde de domingo. Segundo a Rede Sismográfi­ca Brasileira (RSBR), o evento sísmico mais forte aconteceu perto das 18h e alcançou 2.6 graus na Escala Richter.

De acordo com o coordenado­r do Laboratóri­o de Sismologia do Serviço Geológico do Brasil, Marcos Ferreira, o epicentro do tremor foi registrado na margem continenta­l do município, ou seja, no limite entre oceano e continente, com uma margem de erro de 15km na identifica­ção do núcleo. Ele também disse não ser possível prever quando esse tipo de fenômeno vai acontecer.

“Tremores com magnitude abaixo dos 3 graus não costumam provocar danos em estruturas bem construída­s. O perigo começa quando os eventos atingem pelo menos 4.5 ou 5 graus na Escala Richter”, analisou Marcos Ferreira. “Esse tipo de tremor é normal e acontece com certa frequência no Rio. De Janeiro de 2017 até abril desse ano, já são 24 eventos sísmicos registrado­s. Entretanto, muitas vezes essas ocorrência­s não são naturais, já que detonações em mineradora­s podem causar pequenos tremores”, completou.

Apesar da baixa intensidad­e do fenômeno, moradores de Araruama se surpreende­ram com o tremor. O empresário Fernando Barcellos, de 42 anos, estava ao lado do filho quando sentiu o chão tremer. “Foi muito estranho, estava sentado no sofá da sala assistindo televisão e de repente a janela começou a vibrar. Parecia um trovão. Na hora eu não sabia direito o que tinha acontecido, mas achei muito estranho”, relatou.

Em nota, a Prefeitura de Araruama esclareceu que a Defesa Civil da cidade não recebeu nenhum chamado por causa dos tremores. Ainda de acordo com o executivo, “não houve nenhuma consequênc­ia grave e nem existem pontos de risco”.

Em abril desse ano, a cidade de São José de Ubá, no Noroeste do estado, já havia registrado tremores de baixa intensidad­e. Enquanto isso, em 2017 foram detectados 21 abalos sísmicos no Estado do Rio.

 ?? DIVULGAÇÃO/PREFEITURA ?? Araruama teve tremos de terra de 2.5 graus na escala richter em 14 de maio de 2018
DIVULGAÇÃO/PREFEITURA Araruama teve tremos de terra de 2.5 graus na escala richter em 14 de maio de 2018

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil