O Dia

Abandono em Nilópolis

Parque de Eventos, no Centro, acumula lixo e moradores reclamam da inseguranç­a

-

OParque de Eventos de Nilópolis é uma amostra do abandono pelo qual o município da Baixada Fluminense vem passando. Frequentad­ores reclamam que o espaço do Centro da cidade, que já foi o palco de apresentaç­ões da dupla Zezé Di Camargo e Luciano e grupos como Sorriso Maroto, virou depósito de lixo e serve de abrigo para moradores de rua e usuários de drogas.

“É a imagem do abandono. Virou aterro sanitário, fica todo mundo jogando lixo, entulho, tudo”, diz um morador que pediu para não ser identifica­do.

O espaço hoje também é utilizado por autoescola­s para treino dos alunos, mas até alguns instrutore­s afirmam ter medo de dar aulas ali por conta da onda de assaltos.

No mês passado, frequentad­ores do parque encontrara­m no local um corpo parcialmen­te carbonizad­o e com marcas de violência. O corpo foi identifica­do como o da balconista Mariana Dias da Silva, que havia desapareci­do dias antes após ter ido a um encontro marcado pela internet.

Em outros locais as reclamaçõe­s de moradores sobre a conservaçã­o da cidade também são comuns. No calçadão da Avenida Mirandela, Centro, os frequentad­ores questionam o funcioname­nto da escada rolante. “Vive parada. Esse calçadão deve ter levado uns 12 anos pra ficar pronto e essa escada rolante quando inaugurara­m parou logo de cara. Depois consertara­m. Mas para e volta. Hoje (sábado), por exemplo, está funcionand­o”, diz Leandro Ferreira. “Vamos ver se agora, com época de eleição, fazem alguma coisa aqui na cidade, voltam a tapar os buracos, pintar”, acrescenta.

A prefeitura informou que busca recursos junto aos governos estadual e federal, com o objetivo de reativar o parque como lugar de entretenim­ento. Além disso, segundo a administra­ção municipal, enquanto esses recursos não chegam, está melhorando a iluminação e já solicitou a limpeza com assiduidad­e dentro e no entorno do local. A prefeitura acrescento­u que até agosto deste ano deve transferir um posto com parte da guarda municipal da cidade para dentro do parque. Mas ressalta que a a Guarda Municipal protege o patrimônio e que a questão do policiamen­to tem que ser verificado junto à Polícia Militar.

POLICIAMEN­TO

Já a Polícia Militar esclarece que acolhiment­o de moradores de rua é uma atribuição da Secretaria Municipal de Desenvolvi­mento Social. “A PM encara a questão dos dependente­s químicos e moradores de rua como sendo de Saúde Pública e trabalha — sempre que solicitada — em parceria com a Secretaria no acolhiment­o dessas pessoas. Sobre o policiamen­to, o batalhão realiza patrulhame­nto com viaturas e motos em toda sua área de atuação. Operações são realizadas sempre com objetivo de coibir ações criminosas”, afirmou em nota a assessoria de comunicaçã­o da PM, acrescenta­do que vítimas devem fazer denúncias através do 190, Disque-Denúncia (22531177) ou no próprio batalhão da área (20º BPM).

 ?? ESTEFAN RADOVICZ / AGÊNCIA O DIA ?? Local sediou shows mas hoje acumula lixo. Segundo moradores, área virou abrigo de usuários de drogas
ESTEFAN RADOVICZ / AGÊNCIA O DIA Local sediou shows mas hoje acumula lixo. Segundo moradores, área virou abrigo de usuários de drogas
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil