O Dia

Massacre na Faixa de Gaza

Confrontos na fronteira com Israel deixam ao menos 55 palestinos mortos e 1,7 mil feridos

- > Faixa de Gaza, Palestina

Opresident­e palestino, Mahmoud Abbas, denunciou um “massacre” na fronteira entre a Faixa de Gaza e Israel, depois que soldados israelense­s mataram pelo menos 55 palestinos ontem. Abbas decretou três dias de luto nos Território­s Palestinos e afirmou que “os Estados Unidos não são mais mediadores no Oriente Médio”. Os palestinos protestava­m contra a inauguraçã­o da embaixada americana em Jerusalém, cidade sagrada para judeus, cristãos e muçulmanos.

Foi o dia mais violento do conflito entre Israel e Palestina desde a guerra de 2014 na Faixa de Gaza. O embaixador palestino na ONU, Riyad Mansour, informou que oito das 52 vítimas fatais têm menos de 16 anos.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, defendeu o uso da força porque “todo país tem a obrigação de defender seu território”.

As ONGs Anistia Internacio­nal e Human Rights Watch (HRW) denunciara­m um uso injustific­ado de munição real, com a primeira organizaçã­o denunciand­o uma “violação abjeta” dos direitos humanos e “crimes de guerra”.

O massacre aconteceu no aniversári­o de 70 anos da criação do Estado de Israel. Hoje, são lembradas as sete décadas da ‘Nakba’, o início da expulsão de centenas de milhares de palestinos de suas aldeias.

 ?? AFP PHOTO / MAHMUD HAMS ?? Conflito na fronteira entre Israel e Palestina, que deve continuar hoje
AFP PHOTO / MAHMUD HAMS Conflito na fronteira entre Israel e Palestina, que deve continuar hoje

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil