O Dia

Paolo Guerrero perde a batalha final

Atacante leva gancho de 14 meses por doping, fica fora da Copa e seu futuro no Flamengo está indefinido

-

ACorte Arbitral do Esporte (CAS) ampliou a pena de Paolo Guerrero para 14 meses por doping e acabou com as esperanças de o atacante disputar a Copa do Mundo da Rússia. Como a defesa não tem mais direito a recurso, e seu contrato termina no dia 10 de agosto, o peruano dificilmen­te voltará a vestir a camisa do Flamengo.

A decisão da CAS é consequênc­ia de um recurso apresentad­o pela Agência Mundial Antidoping (Wada), que pediu o aumento da pena de seis meses para dois anos de suspensão. O julgamento ocorreu no último dia 3 no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), em Lausanne, na Suíça. Com isso, Guerrero só estará apto a jogar em janeiro do ano que vem, já que cumpriu seis meses da pena.

Em nota oficial, o TAS informou que a punição é justificad­a pela negligênci­a do jogador, que teria ingerido chá de coca antes de enfrentar a Argentina, pelas Eliminatór­ias da Copa, em outubro do ano passado.

aCUSaÇÃo dE CoMPLÔ

A pena pegou de surpresa o atacante, que posou para fotos com a camisa da seleção peruana na manhã de ontem. Em depoimento ao ‘Canal N’, do Peru, Guerrero se mostrou indignado. “Às pessoas que contribuír­am com essa vergonhosa injustiça, digo que estão me roubando o Mundial e, quiçá, minha carreira. Espero que consigam dormir em paz. Eu estou vendo com meus advogados como tomar as próximas ações”.

Inconforma­da, a mãe de Guerrero, Petronila Gonzales, afirmou em entrevista ao site peruano RPP que existe um complô para deixá-lo fora da Copa. Ela acusou o atacante Pizarro, ex-companheir­o de Bayern Munique e concorrent­e do rubro-negro na seleção, de ser um dos envolvidos.

“Estão lhe cortando as pernas porque há outros interesses… Claudio Pizarro. Desde o Bayern de Munique ele vem prejudican­do meu filho. A vida toda o pai de Pizarro dizia que seu filho era melhor do que o meu. O pai dele inclusive disse para Guerrero procurar outro clube”, contou.

 ?? GILVAN DE SOUZA / FLAMENGO ?? Guerrero só poderá voltar a jogar em 2019: o vínculo com o Flamengo vai só até agosto
GILVAN DE SOUZA / FLAMENGO Guerrero só poderá voltar a jogar em 2019: o vínculo com o Flamengo vai só até agosto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil