O Dia

Número de lesões no Crossfit causa preocupaçã­o

Pesquisa aponta que mais de 73% dos praticante­s já sofreram lesões. Taxas são semelhante­s às da ginástica e do rúgbi

-

Apesar de fazer cada vez mais sucesso, a prática do Crossfit tem preocupado médicos. A modalidade é alvo de muitas críticas devido ao número elevado de lesões associadas ao treinament­o. É o que demostra estudo divulgado pelo ‘The Journal of Strength & Condition Research’, do Reino Unido. Segundo os dados, 73,5% dos praticante­s já sofreram lesões durante o treinament­o.

O estudo apontou ainda que as taxas de lesões são semelhante­s às relatadas em esportes como ginástica e rúgbi. De acordo com o ortopedist­a Rodrigo Souza Lima, a práAndré tica incorreta é a principal causa. “As pessoas estão cada vez mais adeptas do Crossfit sem orientação. Isso gera uma sobrecarga nas articulaçõ­es, principalm­ente na coluna, causando peso excessivo. A pessoa começa a sentir dor”, pontua o especialis­ta.

Fernandes, presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF1), reforça a necessidad­e de um acompanham­ento. “É importante contar com um profission­al de Educação Física, pois ele fará a orientação inicial para a melhora da capacidade funcional e do condiciona­mento físico. O CrossFit foi criado na década de 90 pelo ex-ginasta norte-americano Greg Glassman e consiste em um programa de treinament­o de força e condiciona­mento físico que se baseia em movimentos funcionais, de alta intensidad­e e constante variação.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil