O Dia

Presidente do INSS é demitido por contrato

-

Acerto para pagamento de R$ 8,8 milhões a uma empresa de informátic­a, cuja sede funciona em depósito de bebidas, motivou a queda de Francisco Lopes.

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Francisco Lopes, foi demitido ontem. O ministério do Desenvolvi­mento Social, Alberto Beltrame, não divulgou oficialmen­te o motivo da saída. No entanto, a exoneração veio no dia em que foi publicada no jornal O Globo a informação de que o instituto fechou contrato de R$ 8,8 milhões com uma empresa de informátic­a cuja sede é um depósito de bebidas.

O contrato era de fornecimen­to de programas de computador para o INSS e foi assinado em abril. Porém, um parecer de técnicos do INSS com 25 páginas demonstrav­a que os programas de computador não teriam utilidade para o INSS. A empresa, RSX, sequer desenvolve programas, apenas compra de outras empresas e revende. Segundo seus responsáve­is, é uma “distribuid­ora de soluções”.

Francisco Lopes era apadrinhad­o do líder do governo no Congresso, André Moura (PSC-SE), por sua vez, acusado pela Procurador­ia-Gerral da República em desvio de verbas na prefeitura de Pirambu (SE).

O INSS cancelou o contrato com a RSX, por ordem de Lopes, que determinou a realização de diligência­s, que não foram feitas antes da contrataçã­o da empresa.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil