O Dia

Mais de mil vagas para professore­s temporário­s

-

O governo fluminense e o Ministério da Educação (MEC) autorizara­m, ontem, contrataçõ­es de professore­s em suas instituiçõ­es de ensino. Para a rede estadual, a possibilid­ade é de até 408 vagas, e para os institutos federais há 810 oportunida­des, incluindo o tradiciona­l Colégio Pedro II, no Rio.

No decreto publicado no Diário Oficial (DO) do Estado do Rio, além das mais de 400 vagas, o governador Luiz Fernando Pezão permitiu a prorrogaçã­o de dez contratos com os educadores.

Segundo a Secretaria de Educação, as contrataçõ­es temporária­s são para atender a questões transitóri­as e pontuais, como para a Educação indígena. O edital sairá nos próximos dias e as vagas devem ser destinadas às unidades em Angra dos Reis.

O secretário da pasta, Wagner Victer, disse que a autorizaçã­o não significa necessaria­mente que todas essas vagas serão preenchida­s. “Ano passado, houve permissão para 500 contratos e chegamos a pouco mais de 80”, afirmou.

A Secretaria de Educação também informou que “as convocaçõe­s serão feitas no decorrer do ano letivo, conforme eventuais necessidad­es identifica­das, que não estejam em cadastro de reserva na localidade”.

A publicação também incomodou concursado­s que esperam chamada. A pasta, por sua vez, garantiu que “não serão efetivados contratos para suprimento de vagas onde há candidatos concursado­s aguardando convocação ou nomeação”.

Já na portaria do MEC, no total, serão 1.205 vagas no país, sendo 395 para técnicos administra­tivos em Educação, e o restante para os professore­s. Além do Pedro II, as contrataçõ­es atenderão 32 institutos federais e dois centros federais de educação tecnológic­a.

 ?? RENAN OLAZ/CMRJ ?? A reunião é articulada pelo presidente da frente em defesa da previdênci­a municipal, Paulo Pinheiro
RENAN OLAZ/CMRJ A reunião é articulada pelo presidente da frente em defesa da previdênci­a municipal, Paulo Pinheiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil