O Dia

José Dirceu deve voltar hoje para a prisão

Após ter recurso em 2ª instância negado, ex-ministro deverá se apresentar hoje

-

Depois de negado pelo TRF-4 o último recurso do ex-ministro petista, Justiça determinou que ele se apresente à PF até as 17h. Pena é de 30 anos.

Ajuíza Gabriela Hardt, substituta de Sérgio Moro, que está em viagem pelos Estados Unidos, expediu ontem mandado de prisão contra o ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu. A ordem veio no mesmo dia em que o Tribunal Regional Federal da 4 ª Região (TRF-4) negou recurso do petista.

Dirceu foi condenado a uma pena de 30 anos, nove meses e dez dias de prisão na Lava Jato. A juíza determinou a Dirceu “apresentar-se à carceragem da Polícia Federal em Brasília no dia 18 de maio de 2018 (hoje), até às 17 horas, ocasião na qual a autoridade policial deverá cumprir o mandado”.

Depois que Dirceu se apresentar, ele será transferid­o para o Complexo Médico Penal, em Pinhais, perto de Curitiba, na ala reservada aos presos da Operação Lava Jato, onde esteve até maio de 2017, durante os 21 meses em que permaneceu preso.

A juíza registrou que o acórdão do Tribunal da Lava Jato determinou a execução da pena “assim que exaurida esta segunda instância”, pois “outros recursos, excepciona­is, aos tribunais superiores, não tem efeito suspensivo”.

José Dirceu foi condenado por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organizaçã­o criminosa por envolvimen­to em esquema de corrupção da Petrobras. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), Dirceu teve participaç­ão num esquema montado pela Engevix, uma das empreiteir­as que formaram cartel para fraudar licitações da petroleira a partir de 2005.

O MPF diz que a empresa pagou propina pelos contratos de obras de três refinarias e da Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas.

 ?? DIVULGAçãO ?? Condenação de Zé Dirceu é de 30 anos, nove meses e dez dias
DIVULGAçãO Condenação de Zé Dirceu é de 30 anos, nove meses e dez dias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil