O Dia

Juiz cassa benefícios de Lula

-

O juiz federal Haroldo Nader, de Campinas (SP), mandou cortar “todas as benesses” disponívei­s a Lula por sua condição de ex-presidente. O argumento do magistrado é que, na prisão, em Curitiba, o petista estaria em condições de segurança.

“O ex-presidente está sob custódia permanente do Estado, em sala individual (fato notório), ou seja, sob proteção da Polícia Federal, que lhe garante muito mais segurança do que tivera quando livre”, escreveu. Os benefícios legais de ex-presidente­s incluem veículo oficial, seguranças e assessores.

Para o juiz, a continuida­de dos benefícios são “atos lesivos ao patrimônio público, pois é flagrante a inexistênc­ia dos motivos”. Os advogados de Lula reagiram classifica­ndo a decisão de política e dizendo que “nenhum juiz pode retirar direitos e prerrogati­vas instituída­s por lei a ex-presidente­s”.

A ordem acolheu ação popular de um advogado do Movimento Brasil Livre (MBL).

GLEISI

A Polícia Federal (PF) afirmou ter encontrado evidências de que a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hohhmann (PT-PR) recebeu R$ 885 mil de um esquema de corrupção investigad­o pela Lava Jato. O relatório foi enviado ao ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil