O Dia

Trilha de ‘Segundo Sol’ traz axé music de volta

Diretor Dennis Carvalho diz que a intenção é homenagear o gênero musical. Canções foram regravadas por outros artistas

- TÁBATA UCHOA tabata.uchoa@odia.com.br

Anovela ‘Segundo Sol’, que estreou na última segunda-feira na TV Globo, é unanimidad­e no quesito trilha sonora. Durante a exibição do primeiro capítulo, telespecta­dores e internauta­s correram para as redes sociais e fizeram altos elogios às músicas escolhidas para embalar a história de amor de Luzia (Giovanna Antonelli) e Beto Falcão (Emilio Dantas).

Por ser ambientada na Bahia, não faltam clássicos do Axé Music na trama. “Nossa intenção principal ao regravar esses sucessos do axé é homenagear o gênero, que é tão importante para nossa cultura brasileira, mas com arranjos novos e outros cantores”, explica o diretor artístico Dennis Carvalho, que participou da escolha das canções ao lado do autor João Emanuel Carneiro, da diretora geral Maria de Médicis e do gerente musical Marcel Klemm. “O martelo é sempre batido em conjunto”, garante o diretor.

Sucessos como ‘Vem Meu Amor’, ‘Me Abraça’ e ‘Baianidade Nagô’, por exemplo, foram regravados por artistas como Wesley Safadão, Anavitória e Maria Gadu, respectiva­mente. “Me sinto honrado pela oportunida­de de cantar ‘Vem Meu Amor’, esse grande clássico baiano, para a trilha sonora da novela”, comemora Safadão.

A trilha também deu oportunida­de a Margareth Menezes de gravar pela primeira vez sozinha em estúdio a música ‘Faraó’, ícone do cancioneir­o negro baiano. Até então, a cantora só havia gravado a canção ao vivo.

“A partir da sinopse da novela começamos a pensar a trilha. No caso de ‘Segundo Sol’, trouxemos releituras de grandes sucessos”, explica Dennis Carvalho.

“Queríamos trazer os grandes clássicos do Axé Music dos anos 1990, mas com algum diferencia­l. Então, reunimos canções lindas e contagiant­es, que fazem parte da memória afetiva de quem viveu aquela época. E elas foram regravadas por outros cantores, com arranjos novos. Conseguimo­s um resultado incrível”, comemora.

E se após o auge — entre os anos 1980 e 1990 —, o axé perdeu espaço para outros ritmos, a novela tem tudo para trazer o gênero musical de volta aos holofotes. “Se ajudar a reerguer o axé, ficaremos muito felizes”, finaliza o diretor.

 ?? JOãO COTTA/TV GLOBO ?? Beto Falcão (Emilio Dantas) é cantor de axé music na trama. No alto (detalhe), o diretor Dennis Carvalho
JOãO COTTA/TV GLOBO Beto Falcão (Emilio Dantas) é cantor de axé music na trama. No alto (detalhe), o diretor Dennis Carvalho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil