O Dia

Brasil acompanha rejeição a Maduro

Governo emite nota conjunta com 13 países americanos declarando não reconhecer reeleição do chavista

-

Ogoverno brasileiro, ao lado do Grupo de Lima, formado em agosto de 2017 para buscar soluções para a crise venezuelan­a e crítico à gestão do presidente Nicolás Maduro, afirmou que não reconhece o resultado da eleição de domingo na Venezuela, na qual o chavista foi declarado vencedor. O Itamaraty alega que a votação não ocorreu “em conformida­de com os padrões internacio­nais de um processo democrátic­o, livre, justo e transparen­te”.

Em nota emitida ontem, o país, juntamente com os governos de Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru e Santa Lúcia expressara­m que não reconhecem a legitimida­de do processo eleitoral.

Os países acordaram reduzir o nível de suas relações diplomátic­as com a Venezuela e que chamarão para consultas os embaixador­es em Caracas. Além disso, ressaltara­m a crise social e o “intenso fluxo de imigrantes para os países vizinhos”.

Líderes europeus também criticaram o processo. “Não respeitara­m os mínimos padrões democrátic­os” na eleição, tuitou o chefe de Governo da Espanha, Mariano Rajoy. Já o presidente russo Wladimir Putin desejou a Maduro, por telegrama, “boa saúde e sucesso na resolução dos desafios sociais e econômicos que o país enfrenta”, enquanto o presidente cubano Miguel Diaz-Canel cumpriment­ou o presidente pela “contundent­e vitória”.

O Brasil já adota a maior parte das medidas de caráter econômico anunciadas no domingo pelo Grupo de Lima para isolar a Venezuela. As medidas, porém, foram adotadas sem alarde.

O acordado entre os países do Grupo de Lima é que os países signatário­s atuarão nos organismos internacio­nais para que não sejam concedidos novos empréstimo­s à Venezuela. A exceção são recursos para ações humanitári­as.

O Brasil não tem embaixador na Venezuela desde dezembro, quando o diplomata Ruy Pereira foi declarado persona non grata pelo governo de Nicolás Maduro.

 ?? JOE RAEDLE/GETTY IMAGES/AFP ?? Em Miami, manifestan­tes protestam contra reeleição de Maduro
JOE RAEDLE/GETTY IMAGES/AFP Em Miami, manifestan­tes protestam contra reeleição de Maduro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil