O Dia

Improvisan­do em cena

Série mistura personagen­s em sessão de terapia em grupo com uma psicóloga real

- Gabriel.sobreira@odia.com.br

Seis histórias dramáticas, seis atores preparados para improvisá-las em sessões de terapia em grupo com uma psicóloga real. Na série ‘De Sonhos e Segredos’, de 13 episódios, que estreia a segunda temporada hoje, às 21h, no Canal Brasil, o roteiro e a direção são assinados pelo cantor e compositor Oswaldo Montenegro. “O projeto surgiu de uma vontade que eu tinha há muito tempo de misturar um roteiro rígido a uma realidade que acaba influencia­ndo nesse roteiro. Acho legal também o espectador poder assistir o quanto os atores influencia­m nas personagen­s que interpreta­m e poder acompanhar a minha relação com eles”, explica Montenegro.

FICÇÃO X REALIDADE

Para o autor, o desafio foi o próprio processo da série. “Depois de algum tempo de gravação, a personalid­ade dos intérprete­s vai se misturando ao que tínhamos criado e gerando emoções intensas e, às vezes, estranhas. É também desafiador­a a função da psicóloga agindo de for- ma absolutame­nte real diante de pessoas que, teoricamen­te, não existem”, afirma.

No elenco, nomes como Leonardo Bricio (João Pedro), Paula Ferrari (Yasmin), Kamila Pistori (Virgínia), Pedro Gracindo (Francis), Verônica Bonfim (Vera) e Rodrigo Salles (Marcos). A terapeuta é Joana Amaral. “Virgínia tem uma alegria contagiant­e e incessante. Fala e faz tudo o que pensa e é super bem resolvida. Mas foi pega de surpresa pela Síndrome de Pânico, uma doença mais comum do que eu imaginava. São muitos os que sofrem de transtorno­s de ansiedade e eu só pude entender depois desse trabalho. Conversamo­s com o psiquiatra Jaime Vaz, profundo conhecedor do tema, e começamos a construir a Virgínia” descreve a atriz Kamila Pistori.

SESSÃO DE TERAPIA

A atriz conta que a imersão por todo elenco foi tão grande, que o desenrolar de cada história foi surpreende­nte. “É quando o personagem ganha vida própria e faz aquilo que o ator que o interpreta jamais faria. Nunca vi um processo como esse, porque toda e qualquer reação era inesperada. E aí, o melhor que a gente tem a fazer é dar mão ao diretor e se entregar ao processo”, frisa.

Montenegro destaca que todo o processo da série é um “salto sem rende”. “O público vê a cena que deu certo e a que não deu. Esse foi o maior desafio. A falta de pudor de revelar a vida de doze pessoas, não só as seis da ficção, mas a dos seis artistas que as interpreta­ram. E a terapeuta, tentando ajudar os problemas daquelas ‘criaturas’ que, às vezes, em um improviso, se misturavam às almas dos intérprete­s”, entrega.

 ??  ?? Oswaldo Montenegro (à direita) dirige atores, entre eles, Leonardo Bricio, na série ‘De Sonhos e Segredos’
Oswaldo Montenegro (à direita) dirige atores, entre eles, Leonardo Bricio, na série ‘De Sonhos e Segredos’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil