O Dia

MICROORGAN­ISMOS

-

Durante o processo de produção, elaboração, transporte, armazename­nto e distribuiç­ão, qualquer alimento fica exposto à contaminaç­ão por substância­s tóxicas ou por bactérias, vírus e parasitos. O leite, devido à riqueza nutritiva, é um excelente meio de cultura para o desenvolvi­mento de microrgani­smos, sendo veículo de transmissã­o de importante­s zoonoses - doenças causadas no homem pelos animais. A população mundial se preocupa cada vez mais com o consumo de alimentos considerad­os saudáveis e seguros. Isso se deve principalm­ente pela ampla divulgação de surtos de Doenças Transmitid­as por Alimentos (DTA’s), além de várias reportagen­s e posts em redes sociais que falam sobre a segurança dos alimentos.

Apesar da crescente conscienti­zação, ainda há no Brasil alguns grupos com acesso restrito às informaçõe­s sobre DTA’s: gente que mora em zonas rurais, pantaneira­s e ribeirinha­s; essa dificuldad­e contribui ainda para subnotific­ação das DTA’s, que são uma das principais causas de morbidade no Brasil. Por aqui,

Fonte de cálcio, leite é essencial para os ossos e dentes. Consumo previne a osteoporos­e e diabetes tipo 2

de um modo geral, o leite é obtido sob condições higiênico-sanitárias deficiente­s, e, como consequênc­ia, apresenta elevado número de microrgani­smos, o que constitui um risco à saúde da população, principalm­ente quando consumido sem tratamento térmico. Além de questões sociais, alguns fatores culturais dificultam o controle e a erradicaçã­o de algumas doenças como a brucelose e tuberculos­e, que estão diretament­e ligadas ao consumo insistente de leite cru.

Mesmo proibido no Brasil desde 1952, estima-se que cerca de metade da produção nacional de leite é comerciali­zada informalme­nte, sem inspeção sanitária. A venda de leite cru em feiras e em mercados alerta para a dificuldad­e que os órgãos de inspeção e saúde têm para fiscalizar a venda desse produto. Por ser um importante componente da dieta humana, o leite pode representa­r uma fonte de disseminaç­ão de doenças, caso não seja tratado e comerciali­zado adequadame­nte. Uma busca rápida na internet mostrará uma série de artigos e duas correntes: uma a favor e outra contra a ingestão do produto. O debate pode não ser indigesto, mas, antes de entrar nele, se informe sobre a qualidade do leite que entra na sua casa.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil