O Dia

EUA chamam eleições na Venezuela de ‘farsa’

-

Após o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, chamar a eleição presidenci­al na Venezuela de ‘farsa’, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto para isolar economicam­ente o regime venezuelan­o. O decreto assinado por Trump visa reduzir a capacidade de Caracas de vender ativos estatais.

“A eleição da Venezuela foi uma farsa, nem livre nem justa. O resultado ilegítimo desse falso processo é mais um golpe para a orgulhosa tradição democrátic­a da Venezuela”, disse Pence em um comunicado. “Os Estados Unidos não ficarão de braços cruzados enquanto a Venezuela desmorona e a miséria de seu valente povo continua”, ressaltou.

Com o decreto assinado por Trump, os americanos ficam proibidos de comprarem títulos da dívida venezuelan­a, entre eles o da estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA), crucial para a economia do país sul -americano. O decreto abrange todas as transações de dívida com o governo venezuelan­o ou empresas estatais, inclusive notas conhecidas como “contas a cobrar.

Desde março de 2015, os EUA veem a Venezuela como uma “ameaça à segurança nacional”, e já aplicaram uma série de medidas contra funcionári­os e ex-funcionári­os venezuelan­os, inclusive Maduro, acusando-os de corrupção e tráfico.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil