O Dia

Observador da imprensa

-

Ojornalist­a Alberto Dines, fundador do Observatór­io da Imprensa, morreu ontem, aos 86 anos. Dines estava internado há dez dias no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Carioca, ele começou a carreira no jornalismo em 1952 na revista A Cena Muda e no ano seguinte participou da fundação da revista Visão para acompanhar reportagen­s

da área artística. Em 1957, trabalhou na revista Manchete, de propriedad­e de Adolpho Boch. Dois anos depois foi diretor do segundo caderno do jornal Última Hora, de Samuel Wainer. No ano seguinte, dirigiu o jornal Diário da Noite, dos Diários Associados, de Assis Chateaubri­and. Em 1962 virou editor-chefe do Jornal do Brasil, onde permaneceu até 1973.

No ano seguinte foi professor-visitante na Universida­de de Colúmbia, nos Estados Unidos, de onde voltou para ser diretor da sucursal da Folha de S. Paulo, no Rio de Janeiro. Em 1980, deixou o jornal e passou a colaborar em O Pasquim.

Mudou-se para Lisboa em 1988, onde lançou a revista Exame, do Grupo Abril. Ainda em Lisboa lançou o Observatór­io da Imprensa, uma

entidade sem fins lucrativos dedicada a avaliar a qualidade do jornalismo brasileiro. Dines retornou ao Brasil em 1994. Em 1998, lançou o Observatór­io da Imprensa na TV Educativa. O programa foi, posteriorm­ente, produzido pela TV Brasil e saiu do ar em 2016. O sepultamen­to está marcado para hoje, às 13h30, no cemitério de Embu das Artes, em São Paulo.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Jornalista e professor, Dines criou o Observatór­io da Imprensa
DIVULGAÇÃO Jornalista e professor, Dines criou o Observatór­io da Imprensa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil