O Dia

Ordem de prisão para tucano

Mensalão mineiro abate ex-governador Eduardo Azeredo, 11 anos após denúncia

-

Por pouco, o ex-governador Eduardo Azeredo não se livrou da ordem de prisão. Em setembro, o tucano completa 70 anos, o que poderia levar à prescrição de sua pena. A denúncia do caso que ficou conhecido como ‘mensalão mineiro’ no Supremo Tribunal Federal data de 2007. Ontem, após 11 anos, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou a prisão imediata de Azeredo.

O tucano foi condenado pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro pela primeira vez em dezembro de 2015, quando foi sentenciad­o a 20 anos e 10 meses de prisão. Em agosto do ano passado, a condenação foi confirmada em segunda instância e a pena aplicada ao político, reduzida em 9

meses, para 20 anos e um mês. Ontem, o TJMG negou o último recurso possível na segunda instância. O mandado de prisão foi expedido pouco depois de 16h, mas a prisão não havia se concretiza­do ontem, até o fechamento da edição. A orientação é não cumprir mandados do tipo à noite.

Para o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Azeredo foi um dos articulado­res de um esquema que desviou cerca de R$ 3 milhões de estatais como o Banco do Estado de Minas Gerais e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais para a campanha pela sua reeleição, em 1998, quando foi derrotado por Itamar Franco. As agências de publicidad­e de Marcos Valério faziam a movimentaç­ão dos recursos. Azeredo sempre se disse inocente.

O caso tramitou no Supremo, até que, em 2014, Eduardo Azeredo renunciou ao cargo de deputado federal, que lhe garantia o foro privilegia­do. Isso fez com que seu processo fosse remetido à Justiça de primeira instância, em Minas Gerais.

Azeredo, que foi presidente do PSDB, vai preso depois

de outro tucano, Paulo Preto, ex-presidente da estatal que cuida de obras rodoviária­s em São Paulo, ter sido solto. Investigad­o por peculato e formação de quadrilha, ele estaria consideran­do uma delação na qual envolveria cerca de 90 políticos, segundo a Folha de S. Paulo.

 ?? VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL ?? Azeredo: pena de 20 anos por desvios de recursos na campanha de 1998
VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL Azeredo: pena de 20 anos por desvios de recursos na campanha de 1998

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil