O Dia

Reunião entre EUA e Coreia em risco

Cúpula que está prevista para 12 de junho pode ser adiada, segundo Trump

-

Opresident­e dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que existe uma possibilid­ade de que a aguardada cúpula com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, não ocorra em 12 de junho, conforme previsto, porém “mais tarde”.

“Francament­e, seria uma possibilid­ade de fazer grandes coisas para a Coreia do Norte e para o mundo. Se não ocorrer, talvez possa acontecer

mais tarde. Talvez ocorra em outro momento”, disse Trump no Salão Oval da Casa Branca, ao receber o presidente sul-coreano, Moon Jae-in.

Trump e Kim têm agendado um encontro em Cingapura em 12 de junho para discutir a eliminação de armas nucleares por parte de Pyongyang e da península coreana, mas nas últimas semanas esta reunião ficou envolta em incertezas.

Para além da data em que o encontro será celebrado, Trump insistiu em que Kim

é sério quando fala da desnuclear­ização norte-coreana.

Washington e Pyongyang iniciaram no fim de abril um processo de aproximaçã­o que teria como ponto alto o encontro de 12 de junho, mas à medida que as negociaçõe­s se aprofundar­am, aumentaram também as divergênci­as sobre as expectativ­as.

Segundo Trump, Kim parece ter mudado de postura com relação a essa aproximaçã­o depois de uma visitas ur presaà China, onde encontrou o presidente

Xi Jinping.

Trump reiterou que, caso alcance um acordo com a Coreia do Norte em relação a seu programa nuclear, Washington garantirá a continuida­de do governo de Kim.

Moon disse estar confiante de que Trump será capaz de “alcançar uma mudança dramática”, que inclua declarar o fim da guerra da Coreia, que, oficialmen­te, dura 65 anos, a completa desnuclear­ização da Coreia do Norte e a normalizaç­ão das relações na península.

 ?? AFP PHOTO / SAUL LOEB ?? Trump afirmou que Kim parece ter mudado de ideia, mas que ‘é sério’
AFP PHOTO / SAUL LOEB Trump afirmou que Kim parece ter mudado de ideia, mas que ‘é sério’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil