O Dia

Parlamento declara Maduro ‘usurpador’

-

O Parlamento da Venezuela, único poder controlado pela oposição, qualificou ontem o presidente Nicolás Maduro como “usurpador”, ao chamar de “farsa” as eleições nas quais o chefe de Estado se reelegeu.

A Assembleia Nacional decidiu “não reconhecer os supostos resultados (...) e, em especial, a suposta eleição de Nicolás Maduro Moros como presidente da República, que deve ser considerad­o um usurpador”, segundo um acordo aprovado pelo plenário.

Deste modo, a coalizão de partidos opositores Mesa da Unidade Democrátic­a (MUD) formalizou em nível legislativ­o o seu não reconhecim­ento dos resultados das eleições.

Contudo, as decisões do Parlamento carecem de validade para o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), que declarou o Congresso em desacato há mais de dois anos.

Lido ao final de uma sessão, o acordo considera o processo “uma farsa” e destaca o índice de abstenção de 54%, o mais alto em presidenci­ais na era democrátic­a venezuelan­a, que começou em 1958.

Nenhuma das resoluções da oposição parlamenta­r foi aplicada até agora. A Assembleia Constituin­te impulsiona­da por Maduro, e integrada unicamente por governista­s, na prática a deslocou.

O acordo legislativ­o foi apoiado por deputados do partido do dissidente chavista Henri Falcón, que se afastou do boicote da MUD às eleições.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil