O Dia

Itália define novo primeiro-ministro

-

O presidente italiano, Sergio Mattarella, encarregou ontem Giuseppe Conte, advogado proposto pelo movimento antissiste­ma e pela extrema direita, de formar o próximo governo do país, após 80 dias de negociaçõe­s e impasses.

O Movimento 5 Estrelas (M5S), partido que se apresenta como antipolíti­co, e a Liga (de extrema direita), que, juntos, dispõem de uma curta maioria no Parlamento, apresentar­am na segunda-feira à noite o nome de Conte ao presidente.

Ao ser confirmado para o cargo, Conte afirmou que deseja “confirmar o lugar da Itália na Europa e no mundo”.

Conte assegurou que participou da elaboração do programa comum apresentad­o pela surpreende­nte união entre o M5S e a Liga. O projeto da coligação é contrário a programas de austeridad­e e exige a renegociaç­ão dos tratados europeus.

Mattarella deverá ainda aprovar os ministros designados por Conte e reivindica garantias quanto ao respeito dos compromiss­os europeus e internacio­nais assumidos pelo Estado italiano.

Conte é um advogado e professor de Direito com carreira acadêmica de prestígio, mas não tem experiênci­a política o que, na conjuntura italiana, foi visto como vantagem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil