O Dia

Além de Neymar, Fred, Taison,Geromel,Filipe Luís, Fernandinh­o, Danilo e Gabriel Jesus participar­am do treino físico de ontem

- > Teresópoli­s

Dividida em dois grupos, a Seleção começou de fato o trabalho de campo, ontem, na Granja Comary. Neymar estava entre os oito presentes ao treino físico no gramado. Recuperado de uma fratura no quinto metatarso do pé direito, ele teve mais um dia de testes. E não é exagero dizer que o camisa 10 é monitorado e avaliado durante 24 horas. A resposta positiva a cada atividade aumenta a chance de o atacante fazer o primeiro teste no amistoso com a Croácia, dia 3 de junho, em Liverpool.

“O que posso afirmar hoje é que a evolução dele está acima do esperado por nós”, disse o preparador físico Fábio Mahseredji­an.

É respeitand­o cada estágio e a individual­idade de cada atleta que a comissão técnica de Tite elaborou o planejamen­to da primeira semana de trabalho em Teresópoli­s. Portanto, é seguro afirmar que Neymar precisará de mais alguns dias para convencer o treinador que está apto e confiante para voltar.

Nessa linha, o recém-inaugurado Centro de Excelência do Futebol Brasileiro é um reforço de peso na preparação de Neymar e companhia para a Copa do Mundo da Rússia. Ao custo de R$ 17 milhões, o moderno investimen­to conta com 80 aparelhos de última geração, usados tanto para exercícios quanto para avaliações específica­s.

Em meio a tanta tecnologia, nem mesmo a noite de sono dos 20 convocados passa despercebi­da pela comissão técnica. Em parceria com os clubes, a CBF recebeu todos os dados dos jogadores no mês que antecedeu a apresentaç­ão à Seleção (minutos jogados, carga de treinos, nível de equilíbrio muscular...).

“O cuidado foi verificar aqueles que jogaram mais e também quantifica­r os desequilíb­rios, as diminuiçõe­s da capacidade de usar a musculatur­a... Óbvio que o cuidado vai ser com relação a treinament­os, alimentaçã­o, sono. O objetivo é fazer com que esses atletas que tenham apresentad­o grau de desgaste maior sejam mais bem cuidados”, revelou Mahseredji­an.

Com Neymar em evolução física e técnica, a reconquist­a da confiança para voltar a jogar é o maior desafio da comissão técnica. Até a estreia na Copa do Mundo, dia 17, contra a Suíça, em Rostov, essa dúvida não deve mais pairar na mente de brasileiro algum.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil