O Dia

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Campos dos Goytacazes passa a oferecer programa de bolsas de estudos

-

APrefeitur­a de Campos dos Goytacazes está com vagas abertas para o Viva a Ciência. Criado pela Superinten­dência de Ciência, Tecnologia e Inovação, o programa oferece bolsas de iniciação científica e tecnológic­a para alunos das instituiçõ­es de ensino superior do município — públicas e privadas. Inscrições vão até 4 de junho no endereço www.campos.rj. gov.br — são trinta bolsas.

Com o objetivo de incentivar novos projetos de pesquisa e inovação tecnológic­a, as bolsas são destinadas a várias áreas de graduação e têm duração de um ano, com valor de R$ 400 mensais por aluno — os recursos são provenient­es do Fundo de Desenvolvi­mento de Campos (Fundecam). Todos os estudantes contemplad­os recebem orientação de um professor e/ou pesquisado­r.

Para concorrer, é preciso enviar os projetos até o início de junho para o e-mail vivaciênci­a@campos.rj.gov. br. O resultado final está previsto para ser divulgado durante a realização do X Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológic­a (Confict), que irá acontecer na Universida­de Estadual do Norte Fluminense (Uenf ), no fim de junho.

Para o superinten­dente de Ciência e Tecnologia, Romeu e Silva Neto, o Viva a Ciência é uma forma de estreitar os laços entre o poder público com o setor acadêmico. “Os bolsistas deverão criar projetos para atender às demandas identifica­das pelas secretaria­s e superinten­dências da administra­ção municipal. Esse programa é uma mudança de postura a partir da Lei de Inovação”, avisa.

A Lei de Inovação, que criou o Viva a Ciência, foi sancionada no dia 10 de abril pelo prefeito Rafael Diniz. Ela também instituiu o Programa Municipal de Apoio à Ciência, Tecnologia, Inovação, Extensão e Empreended­orismo, com supervisão do Conselho Gestor do Fundecam. A lei visa valorizar a educação e promover o fortalecim­ento da economia de Campos.

GINCANA

A Prefeitura de Campos dos Goytacazes também está com inscrições abertas para a VII Gincana Científico-tecnológic­a. Destinada aos alunos da rede municipal de ensino, o programa tem como tema a ‘Ciência Para a Redução das Desigualda­des’. Podem participar estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamenta­l e da VI a IX fase da EJA (Educação de Jovens e Adultos). É preciso se inscrever até o dia 30 de maio — vão ser aceitas equipes de até 20 estudantes. Com o intuito de incentivar os estudantes e professore­s a mostrarem seus conhecimen­tos por meio do trabalho em equipe, as tarefas da gincana vão ser realizadas dia 3 de julho, na quadra da Universida­de Estadual do Norte Fluminense (Uenf ). Entre as atividades previstas, pesquisas, produção textual, apresentaç­ão de dança, caracteriz­ação e atividade experiment­al.

 ??  ??
 ?? DIVULGAÇÃO ?? Cidade também está com gincana científico­tecnológic­a
DIVULGAÇÃO Cidade também está com gincana científico­tecnológic­a
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil