O Dia

Mesmo motor 1.0 de Polo e Up!

Como esperado pelo mercado, modelos receberam pequenas mudanças e motor 1.0 mais potente

-

AVolkswage­n apresentou a linha 2019 do Gol e Voyage na última segundafei­ra. Com chegada prevista para junho em versões únicas de acabamento, os modelos têm pequenas mudanças visuais e motor 1.0 mais potente. Os preços das versões de entrada do hatch e do sedã são: R$ 45 mil e 52.640, respectiva­mente.

O maior destaque da linha é, com certeza, a maior potência da motorizaçã­o de entrada, a 1.0. O propulsor de três cilindros que equipa Gol e Voyage ganhou mais fôlego, alcançando os 84 cv (etanol), enquanto a linha 2018 chegava a 82 cv. A força da linha 2019 é a mesma gerada pelo motor que equipa a configuraç­ão mais em conta do Novo Polo (R$ 49 mil).

Além disso, para cada um dos dois modelos, há uma versão com o conhecido motor 1.6 MPI. Ele gera 104 cv de potência máxima. Por ora, ao contrário do que se esperava, os dois automóveis não contarão com câmbio automático. Apenas uma transmissã­o manual de cinco marchas.

VISUAL

Na dianteira, ambos ganharam o mesmo desenho já presente no Gol Track e na Saveiro. O visual traz capô mais alto e cheio de vincos. Os faróis também cresceram e ganharam conjuntos óticos mais retangular­es. Grades e entradas de ar nos para-choques maiores deixam o sedã mais barato e o hatch compacto da marca com visual mais parrudo.

As mudanças nos traços deixaram as linhas dos modelos mais horizontai­s. A proposta da marca é apresentar um design mais geométrico e limpo. Os para-lamas dianteiros completam o pacote de novidades para os dois modelos lançados.

DE SÉRIE

Produzidos em Taubaté (SP), os carros Gol e Voyage 2019 saem de fábrica equipados com arcondicio­nado, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura, suporte para celular integrado ao painel com entrada USB, travamento elétrico das portas e vidros dianteiros com acionament­o elétrico.

No quesito segurança, modelos saem da linha de produção com freios ABS com distribuiç­ão eletrônica de frenagem (EBD), dois airbags, cintos de segurança dianteiros e alerta de desafivela­mento para o motorista, bem como encosto de cabeça para todos da fileira traseira.

Um ponto positivo da lista de itens de segurança é a presença do sistema ESS (Sinal de Frenagem de Emergência) — presente em veículos alemães mais sofisticad­os do mercado. O sistema aciona a luz de freio de maneira intermiten­te, quando há desacelera­ção

Motor 1.0 MPI

O 1.0 (que também equipa o Polo e o Up!) tem potência máxima de 84 cv com etanol (dois cavalos a mais do que antes) e de 75 cv com gasolina. O torque máximo é de 10,4 kg com etanol. O hatch compacto vai de zero a 100 km/h em 13,1 segundos. Já a velocidade máxima é de 167 km/h, sempre com etanol.

Nbrusca. A tecnologia evita a prática incorreta de ligar o alerta nessas situações.

Os modelos têm três anos de garantia de fábrica sem limite de quilometra­gem e são oferecidos em cinco cores: três sólidas (Branco Cristal, Preto Ninja e Vermelho Flash) e duas metálicas (Prata Sirius e Cinza Platinum).

Motor 1.6 MPI

O motor de maior litragem, quando abastecido com etanol, tem potência de 104 cv e torque de 15,6 kgfm. Com gasolina, a potência cai para 101 cv e torque 15,4 kg de torque. Gol e Voyage aceleram de zero a 100 km/h em 10,4 e 10,5 segundos e atingem 182 e 186 km/h de velocidade máxima (etanol), respectiva­mente.

N

 ?? FOTOS DIVULGAçãO ?? Visual presente no hatch já havia sido antecipado na versão aventureir­a do Gol, a Track, na linha 2018
FOTOS DIVULGAçãO Visual presente no hatch já havia sido antecipado na versão aventureir­a do Gol, a Track, na linha 2018
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil