O Dia

Trump cancela reunião com Kim Jong-un

Coreia do Norte lamenta e afirma que ainda está disposta a conversar

- > Washington, Estados Unidos

ACoreia do Norte afirmou ontem ainda estar disposta a dialogar com os Estados Unidos depois de o presidente americano, Donald Trump, cancelar uma reunião de cúpula entre os dois países, uma decisão que Pyongyang qualificou de “extremamen­te lamentável”.

“O repentino anúncio do cancelamen­to da reunião foi inesperado para nós e só podemos considerá-lo extremamen­te lamentável”, declarou Kim Kye Gwan, primeiro viceminist­ro das Relações Exteriores da Coreia do Norte.

“Reiteramos aos Estados Unidos a nossa disposição de nos sentar frente a frente a qualquer momento para resolver o problema”, declarou Gwan.

A reunião estava prevista para 12 de junho, em Cingapura. Segundo Trump, o cancelamen­to foi feito “para o bem de ambos os lados”. “Você fala sobre suas capacidade­s nucleares, mas as nossas são tão massivas e poderosas que eu rezo a Deus para nunca ter de usá-las”, afirmou o americano.

O presidente enviou uma carta aberta a Kim, divulgada pela Casa Branca, justifican­do o cancelamen­to pela “tremenda raiva e aberta hostilidad­e demonstrad­as em suas declaraçõe­s mais recentes”.

Trump disse que avaliava que um “maravilhos­o diálogo” estava em construção entre ele e Kim e que “algum dia” espera ainda encontrá-lo. “Enquanto isso, eu agradeço a você pela libertação de reféns que estão agora em casa com suas famílias. Esse foi um gesto bonito e muito apreciado”.

Nas últimas semanas, o clima azedou entre os países. O vice-presidente americano Mike Pence disse que Kim poderia terminar seus dias como o ex-líder líbio Muammar Kadhafi (morto). Em resposta, a vice-chanceler norte-coreana, Choe Son Hui, o chamou de “ignorante e estúpido”.

 ?? AFP ?? Com essa divergênci­a, fica incerta a cúpula entre Trump e Kim
AFP Com essa divergênci­a, fica incerta a cúpula entre Trump e Kim

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil