O Dia

Temer recua e cede a caminhonei­ros

Preço do diesel cai R$ 0,46, desconto no valor passa de 30 dias para 60 e eixo suspenso livre de pedágio

- MARTHA IMENES marta.imenes@odia.com.br

Após reunião com pelo menos 15 caminhonei­ros autônomos de vários estados, que levaram uma pauta de reivindica­ções para por fim à crise de abastecime­nto no país, o governo Temer concorda em reduzir o preço do litro de óleo diesel em R$ 0,46 na bomba - o que, segundo o presidente correspond­e aos valores de PIS/ Cofins e Cide -, estende o desconto no valor de 30 dias para 60 dias, edita medidas provisória­s para isentar de pedágio em todo território nacional os veículos com eixos suspensos, garante 30% dos fretes da Conab (que é a companhia de abastecime­nto do governo), além de criar uma tabela mínima de frete. As medidas foram anunciadas ontem em cadeia nacional pelo presidente Temer.

Embora tenha concordado com várias reivindica­ções dos caminhonei­ros, isso não assegura o fim imediato da paralisaçã­o. Os caminhonei­ros preferiram não se desmobiliz­ar até quinta-feira. Em São Paulo, os pontos de bloqueio caíram de 220 para 32.

“Aguardamos que o presidente da República consiga equacionar isso”, disse o governador de São Paulo, Márcio França (PSB), após ter conversado com o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, que está em Brasília. O Palácio do Planalto, onde o gabinete de crise está reunido desde o início da manhã, ainda não se pronunciou sobre o anúncio feito pelo governador de São Paulo. Márcio França admitiu que o governo federal tem dificuldad­es legais e financeira­s para solucionar o impasse. Ele pediu ainda que o Congresso Nacional vote os projetos pendentes sobre valor mínimo do frete e a Lei Geral dos Transporte­s.

O grupo reforçou a pauta já apresentad­a na quintafeir­a - com pedido de medida provisória para uma nova política de remuneraçã­o do frete e um decreto presidenci­al para zerar o PIS/Cofins - e também novos pedidos - como garantir 30% do transporte da carga dos Correios para motoristas autônomos. “Nossa pauta é mais gorda que a apresentad­a antes”, disse Gilson Barbosa, representa­nte do Movimento de Transporte­s de Grãos, de Mato Grosso. O encontro tem representa­ntes autônomos de estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e entorno do Distrito Federal.

 ?? MARCOS CORRÊA / PRESIDENTE DA REPÚBLICA ?? Temer não aceitou alongar o prazo de desconto no diesel de 30 para 60 dias
MARCOS CORRÊA / PRESIDENTE DA REPÚBLICA Temer não aceitou alongar o prazo de desconto no diesel de 30 para 60 dias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil