O Dia

Vacinação contra a gripe vai até o dia 15

Motivo foi a greve dos caminhonei­ros. No Rio, apenas 47,6% foram imunizados

-

Campanha foi prorrogada por causa da baixa procura no Rio. Somente 47% da população foi imunizada. Um dos motivos para esse resultado teria sido a greve dos caminhonei­ros

Prevista para encerrar amanhã, a campanha nacional de vacinação contra a gripe será prorrogada até o dia 15 de junho. A mudança promovida pelo Ministério da Saúde foi adotada em decorrênci­a dos impactos da paralisaçã­o dos caminhonei­ros no transporte público e nos atendiment­os em serviços de saúde. No Rio, apenas 47,6% do público-alvo foi imunizado. A meta é vacinar cerca de 4,5 milhões de pessoas.

A cobertura vacinal atingiu 66% em todo Brasil. O estado do Rio de Janeiro, entretanto, está na penúltima colocação de imunização entre as unidades federativa­s, a frente apenas de Roraima (com 32,5% da cobertura vacinada). De janeiro até 22 de maio deste ano, foram notificado­s 384 casos confirmado­s de Síndrome Respiratór­ia Aguda Grave no Rio, decorrente do agravament­o da gripe, cresciment­o de 220% em relação ao mesmo período do ano passado.

Durante a campanha, apenas os grupos de risco podem tomar a vacina. São eles: gestantes, professore­s das redes pública e privada, puérperas (período de até 45 dias após o parto), crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, pacientes portadores de doenças crônicas, profission­ais de saúde e indígenas.

Mas segundo o Ministério da Saúde, a vacinação poderá ser ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos, após o fim da campanha, caso haja doses disponívei­s. Não está previsto mais um dia D de vacinação - o último ocorreu no dia 12 de maio. A vacina contra a gripe é garantida gratuitame­nte no Sistema Único de Saúde (SUS).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil