O Dia

Cidades amanhecem hoje com obras de arte no chão

Fiéis montam tapetes com mensagens. Em São Gonçalo, material chegou escoltado

-

Religiosos estão dedicados desde a madrugada à confecção dos tradiciona­is tapetes de sal, pétalas, café e outros produtos coloridos na maioria das cidade. Mensagens de paz e fé em forma de obras de arte tomam conta das ruas. Por causa da greve dos caminhonei­ros, em São Gonçalo, cidade famosa por fazer os maiores tapetes da América Latina, recebeu os produtos em caminhões com escolta. Mas está garantida a tradição do feriado de Corpus Christi. As solenidade­s estão confirmada­s na Igreja Matriz de São Gonçalo, região metropolit­ana, e na Igreja de Sant’Ana, no Centro do Rio, a partir das 8h e 10h.

Em São Gonçalo, o tapete terá cerca de dois quilômetro­s de extensão. A Guarda Municipal acompanhou a chegada das 70 toneladas de material para fazer os 240 painéis.

São esperadas cinco mil pessoas de acordo com o padre André, organizado­r da solenidade há quatro anos. “Às 20h (de ontem) as pessoas já começam a chegar para fazer suas homenagens, desenham o tapete, trazem seus lanches. É um clima de muita fraternida­de”, relata.

Na Cidade do Rio, a primeira missa do dia será realizada na Igreja de Sant’Ana pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, às 10h, encerrando a Semana Eucarístic­a.

A solenidade tem continuaçã­o à tarde com concentraç­ão na Igreja de Nossa Senhora da Candelária, ainda no Centro, às 15h. Em seguida, será realizada a procissão até a Catedral de São Sebastião, na Avenida Chile.

Na Catedral, por fim, Dom Orani fará a bênção do Santíssimo e presidirá a Santa Missa. A congregaçã­o cristã coincide com o fim da campanha da Arquidioce­se do Rio ‘Doe um Sorriso’, cuja proposta consiste na doação de produtos de higiene pessoal aos detentos da cidade. As doações podem ser entregues em todas as paróquias do Rio, na Catedral Metropolit­ana de São Sebastião ou nas sedes dos vicariatos, e serão encaminhad­as pela Arquidioce­se do Rio aos presídios da cidade.

Em Cabo Frio, na Região dos Lagos, a Paróquia Nossa Senhora da Assunção divulgou o cancelamen­to da confecção dos tapetes de sal nas festividad­es de Corpus Christi.

 ?? GUSTAVO DE OLIVEIRA ?? Missa de Corpus Chisti, na Igreja de Sant’Ana, com tapetes de sal
GUSTAVO DE OLIVEIRA Missa de Corpus Chisti, na Igreja de Sant’Ana, com tapetes de sal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil