O Dia

Fazenda alega regime fiscal

-

> Para o TCE-RJ, o estado descumpriu o investimen­to mínimo (de 12%) de aplicação de recursos na Saúde, contrarian­do a Constituiç­ão e a Lei Complement­ar Federal 141, ao aplicar apenas 6,52% das receitas de impostos. Na Educação, o estado aplicou 24,41%, enquanto a Constituiç­ão determina, o mínimo, de 25%.

A Secretaria Estadual de Fazenda divulgou ontem posicionam­ento sobre o parecer do tribunal e ressaltou que o Rio vem buscando o reequilíbr­io financeiro.

“Embora o parecer apresente elevado nível técnico, é importante ressaltar que o governo estadual está em situação de calamidade financeira desde 2016, devido à inédita crise financeira que se abateu sobre o país, castigando especialme­nte o Rio de Janeiro”, divulgou.

A Fazenda alegou ainda que o governo tomou, ainda em 2017, “providênci­as necessária­s ao seu reequilíbr­io fiscal, com adesão à recuperaçã­o fiscal”. “É necessário que haja flexibiliz­ação sobre alguns temas apontados, uma vez que o Estado vem, desde os primeiros meses de 2018, iniciando a regulariza­ção do pagamento dos salários do funcionali­smo e possibilit­ando maior previsibil­idade frente às responsabi­lidades”.

Confira mais detalhes da nota da Fazenda na Coluna no Diaonline.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil