O Dia

Jornalista russo ‘ressuscita’

Crítico de Putin dado como morto na segunda apareceu ontem em coletiva de imprensa

- > Kiev, Ucrânia

Ojornalist­a russo Arkadi Babchenko está vivo e apareceu em uma coletiva de imprensa ontem. Ele teve a morte anunciada por autoridade­s ucranianas na véspera. Crítico ao governo russo, Babchenko agradeceu a todos que estavam de luto por sua morte e pediu desculpas aos amigos e parentes, que não sabiam que estava vivo.

O chefe do serviço de segurança da Ucrânia, Vasili Gritsak, informou que a agência encenou a morte de Babchenko para capturar suspeitos que planejavam realmente matá-lo. Segundo Gritsak, os investigad­ores encontrara­m um cidadão ucraniano que teria recebido US$ 40 mil do serviço de segurança russo para planejar o assassinat­o. Este homem teria contratado uma segunda pessoa para matar o jornalista.

Autoridade­s de Kiev e a polícia nacional ucraniana haviam dito que Babchenko fora encontrado em seu prédio, com vários ferimentos a bala nas costas. A informação divulgada inicialmen­te era a de que ele havia sido encontrado pela mulher, ainda vivo. Ela teria chamado uma ambulância, mas Babchenko teria morrido a caminho do hospital.

Arkadi Babchenko, de 41 anos, é um dos repórteres de guerra mais conhecidos da imprensa da Rússia, além de ser um ferrenho crítico do governo Vladimir Putin. Ele deixou seu país no ano passado, depois de receber ameaças de que, junto com sua família, seria prejudicad­o por conta de suas críticas ao Kremlin.

 ?? AFP PHOTO / SERGEI SUPINSKY ?? Arkadi: morte foi forjada para protegê-lo de ameaças do governo russo
AFP PHOTO / SERGEI SUPINSKY Arkadi: morte foi forjada para protegê-lo de ameaças do governo russo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil