O Dia

A ENCANTADA

Casa de veraneio de Santos Dumont vira cenário de minissérie sobre o Pai da Aviação

-

AEncantada — a antiga residência de veraneio de Alberto Santos Dumont, em Petrópolis, e onde atualmente funciona um museu dedicado ao aviador — vai ganhar as telas de TV. O espaço servirá de cenário para a minissérie ‘Santos Dumont: Mais Leve Que o Ar’. A produção é do canal HBO Latin America e da Pindorama, e terá um total de seis capítulos. As gravações serão no segundo semestre.

Com direção da dupla Fernando Acquarone e Estevão Ciavatta, a produção de ‘Santos Dumont: Mais Leve Que o Ar’ contará com participaç­ão do ator João Pedro Zappa. Ele ficará responsáve­l por ‘encarnar’ o Pai da Aviação na fase adulta. Ainda sem previsão de estreia, a minissérie mostrará momentos marcantes da história de Alberto Santos Dumont. Além da Encantada, outros cartões-postais de Petrópolis também deverão servir de locação.

Segundo o secretário Marcelo Valente, da Turispetro, ter a imagem de Petrópolis associada ao grande inventor Santos Dumont é motivo de orgulho para os próprios petropolit­anos e ainda contribui para o turismo. “Buscamos parcerias para uma divulgação sem custos ao município e essa é uma mídia espontânea muito boa. Petrópolis é uma cidade histórica, linda. Já tivemos filmes, novelas e séries gravadas aqui. E sempre surge uma curiosidad­e de quem é de fora de conhecer aquelas locações que aparecem na TV”, avalia.

UMA CASA SECULAR

O terreno onde hoje está a Encantada foi comprado por Santos Dumont no dia 18 de abril de 1918. O chalé, que fica na Rua do Encanto, no Centro, foi desenhado e planejado pelo próprio Pai da Aviação, com a ajuda do engenheiro Eduardo Pederneira­s.

Entre as curiosidad­es do imóvel, a escada de acesso à casa — somente é possível iniciar a subida dos degraus com o pé direito. Outro objeto que chama a atenção é o chuveiro movido a álcool, inventado pelo próprio Santos Dumont. Há ainda alguns móveis multiuso, como um gaveteiro que também servia de cama.

Atualmente, o Museu Casa de Santos Dumont abriga acervo com diversos objetos, livros, cartas e mobiliário. Em um anexo, o Centro Cultural 14 Bis, onde é possível assistir a um curta-metragem sobre o Pai da Aviação. O funcioname­nto é de terça a domingo, de 9h às 17h30 — ingressos a R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia).

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil