O Dia

Tradição e emoção nas ruas do Rio

Mais de 50 mil celebraram o Corpus Christi no município. No Rio, procissão no morro e no asfalto

- RODRIGO TEIXEIRA rodrigo.teixeira@odia.com.br

Milhares de fiéis aproveitar­am o belo dia de sol para acompanhar as tradiciona­is procissões de Corpus Christi, que acontecem ao longo de tapetes feitos de sal. Em São Gonçalo, as obras ocuparam uma extensão de 2 quilômetro­s.

Mais de 50 mil pessoas acompanhar­am ontem as celebraçõe­s de Corpus Christi ao longo do tradiciona­l tapete de sal em São Gonçalo, considerad­o o maior da América Latina, com dois quilômetro­s de extensão. O caminhão que levou o sal de Araruama, onde é produzido, até o município da Região Metropolit­ana do Rio, na quarta-feira, foi escoltado por viaturas da guarda municipal para não correr o risco de ficar preso por algum bloqueio de motoristas em greve.

Ao fim, tudo deu certo e os fiéis que trabalham na confecção das imagens que compõem o tapete em frente à Igreja da Matriz puderam terminar os ornamentos a tempo da festa de ontem. O bispo auxiliar de Niterói, Dom Luiz Antonio, celebrou a missa em São Gonçalo.

No Rio de Janeiro, desde a madrugada, milhares de católicos se reuniram na Catedral Metropolit­ana, no Centro, para a produção dos tapetes de sal. Às 15h, houve cerimônia na Candelária. De lá, saiu, no fim da tarde, a procissão até a Catedral, onde o arcebispo do Rio, Cardeal Dom Orani fez a bênção do Santíssimo e presidiu a Santa Missa.

As celebraçõe­s se espalharam por toda a cidade, no asfalto e também em comunidade­s. No Morro do Turano, no Rio Comprido, a missa foi realizada pelo padre Zeca na capela de Nossa Senhora da Libertação. Jovens da comunidade ajudaram a confeccion­ar o tapete que enfeitou a igrejinha no alto do morro.

“Todo mundo ajudou a fazer o tapete, que para a gente é um ato de humildade, para celebrar o corpo de Cristo”, disse a jovem Anaíde Barbosa, que participou da missa e procissão pelas vielas da comunidade com a mãe, Maria Paz.

A Basílica Nossa Senhora de Lourdes, do Boulevard 28 de Setembro, em Vila Isabel recebeu cerca de 200 fiéis em sua procissão de Corpus Christi. Paulo Bastos, morador da Tijuca e funcionári­o público, que deu apoio no controle de trânsito disse que participar da festa é um “ato de fé”.

 ?? ASCOM-PMSG/GIRLEY OLIVEIRA ??
ASCOM-PMSG/GIRLEY OLIVEIRA
 ?? DIVULGAÇÃO/GIRLEY OLIVEIRA-PMSG ARQUIVO PESSOAL ?? O tradiciona­l tapete de sal de Corpus Christi em São Gonçalo alcançou mais de dois quilômetro­s, passando por três bairros: Zé Garoto, Centro e Estrela do Norte
DIVULGAÇÃO/GIRLEY OLIVEIRA-PMSG ARQUIVO PESSOAL O tradiciona­l tapete de sal de Corpus Christi em São Gonçalo alcançou mais de dois quilômetro­s, passando por três bairros: Zé Garoto, Centro e Estrela do Norte
 ?? ESTEFAN RADOVICZ / AGÊNCIA O DIA ?? Desde a madrugada, fiéis confeccion­aram tapete de sal na Catedral do Rio, onde chegou a procissão
ESTEFAN RADOVICZ / AGÊNCIA O DIA Desde a madrugada, fiéis confeccion­aram tapete de sal na Catedral do Rio, onde chegou a procissão
 ??  ?? Padre Zeca percorreu as vielas do Morro do Turano seguido por fiéis
Padre Zeca percorreu as vielas do Morro do Turano seguido por fiéis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil