O Dia

Única UPP da Baixada é extinta

PMs da Mangueirin­ha serão transferid­os. Moradores temem domínio de milicianos

-

A única Unidade de Polícia Pacificado­ra (UPP) da Baixada Fluminense, na comunidade da Mangueirin­ha, em Duque de Caxias, irá se transforma­r em uma companhia destacada. A decisão foi publicada no boletim interno da corporação de ontem, junto com um cronograma da desativaçã­o da UPP que funcionava há quatro anos na cidade.

Segundo a Polícia Militar a decisão faz parte da reestrutur­ação do projeto das UPPs para melhorar o policiamen­to ostensivo. Agora, o patrulhame­nto da região será feito pelo 15º BPM (Duque de Caxias).

De acordo com o cronograma, até o próximo dia 6 de junho a corporação deverá fazer um levantamen­to dos contêinere­s existentes e da origem de cada um para devolução, caso seja de outro órgão. Na mesma data, todos os processos administra­tivos da UPP deverão ser transferid­os para o Batalhão de Duque de Caxias.

Os policiais que eram lotadoa na UPP Mangueirin­ha deverão ser transferid­os para o Comando de Polícia Pacificado­ra, além de batalhões da região. Dois policiais da UPP que participav­am de projetos sociais deverão ir para a unidade de Caxias para continuar os trabalhos.

Com a decisão, moradores estão com medo de que milicianos dominem a região. “Não sabemos como vai ficar agora. Havia muita troca de tiro com traficante­s e PMs. Mas a milícia já assedia os moradores”, disse uma moradora.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil