O Dia

Troca de guarda na Espanha

Parlamento aprova saída de conservado­r e socialista é o novo primeiro-ministro

- > Madri, Espanha

Com o apoio de uma maioria frágil, que deve render um mandato complicado, o líder socialista Pedro Sánchez derrubou ontem o conservado­r Mariano Rajoy ao conseguir aprovar uma moção de censura no Parlamento espanhol e se tornar o novo primeiro-ministro.

Na votação na Câmara, Sánchez, do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), reuniu o apoio da maioria dos deputados (180 de 350) para a moção de censura, apresentad­a depois que a Justiça condenou o Partido Popular (PP) de Rajoy em um caso de corrupção. Sánchez já iniciou contatos para formar seu gabinete.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, enfatizou que a “unidade europeia é agora mais necessária do que nunca”.

A mensagem vem depois que a Itália, na quinta-feira, levou ao governo uma coalizão com uma postura crítica ao atual arranjo da União Europeia. Com um governo socialista em Madri, se prevê mais questionam­entos às políticas europeias, sobretudo à austeridad­e econômica.

“Vou abordar todos os desafios o nosso país enfrenta com humildade, com entrega. Vou buscar m consenso, com humildade, com muita capacidade de trabalho”, declarou o líder socialista.

Rajoy se despediu antes do fim da sessão com um rápido discurso na Câmara, no qual reconheceu a derrota e felicitou Sánchez de modo antecipado. “Sorte a todos vocês pelo bem da Espanha”, disse o líder conservado­r, de 63 anos, que estava no poder desde dezembro de 2011.

Sánchez organizou uma coalizão formada pela esquerda radical do partido Podemos, os separatist­as catalães e os nacionalis­tas bascos.

 ?? PIERRE-PHILIPPE MARCOU/ AFP ?? O novo primeiro-ministro, Pedro Sanchez, cumpriment­a Rajoy, que saiu
PIERRE-PHILIPPE MARCOU/ AFP O novo primeiro-ministro, Pedro Sanchez, cumpriment­a Rajoy, que saiu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil