O Dia

Consulta a cotas do PIS/Pasep não está disponível para todos

Liberação para verificar valor só deve ocorrer depois que Temer sancionar MP

- MARTHA IMENES martha.imenes@odia.com.br

Os trabalhado­res de todos as idades que aguardaram para verificar o saldo da cota do PIS, que estaria disponível para consulta a partir de ontem, conforme anunciou o Ministério do Planejamen­to, ficaram a ver navios. Isso porque ao acessar o site da Caixa Econômica Federal para pesquisar, um aviso informa que “somente trabalhado­res com 60 anos ou mais têm direito ao saque”.

Na semana passada, o ministério divulgou que a Caixa iria liberar na última segunda-feira a consulta às cotas do PIS para beneficiár­ios da iniciativa privada de todas as idades até o dia 29 de junho. Após essa data, somente para os que se enquadrare­m nas exigências do programa (em caso de aposentado­ria, quem tiver 60 anos, ou tiver moléstia grave).

De acordo com a Medida Provisória 813, aprovada em 28 de maio, pelo Congresso Nacional, todos as pessoas que tenham trabalhado entre os anos de 1971 e 1988, se filiaram ao programa, mas nunca sacaram os recursos têm direito ao saque. O governo estima que 25,3 milhões tenham potencial para receber as cotas, que totalizam R$ 34,6 bilhões.

Procurados pelo DIA ,o Ministério do Planejamen­to e o Banco do Brasil, que paga o Pasep aos servidores, informaram que somente vão permitir a consulta após sanção da MP pelo presidente Michel Temer. Já a Caixa, que paga o recursos do PIS, não se pronunciou até o fechamento dessa edição.

COMO PESQUISAR

Os trabalhado­res da iniciativa privada que quiserem saber se têm algo a sacar devem fazer a consulta pelo site www.caixa.gov.br/cotaspis. No caso dos servidores públicos, a verificaçã­o pode ser feita pela página www. bb.com.br/pasep.

Vale lembrar que a retirada era permitida somente àqueles com mais de 60 anos. Mas o governo já havia antecipado a idade de saque de 70 para 60 anos. Agora, a limitação da faixa etária deixará de existir após 29 de junho deste ano, segundo o Ministério do Planejamen­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil