O Dia

Tratamento contra varizes é ampliado

Projeto espuma será levado para outros cinco hospitais do rio. Cerca de 1 milhão de pessoas precisam do tratamento no estado

-

Cerca de 70% dos brasileiro­s sofrem com algum tipo de doença venosa crônica (varizes), segundo o Ministério da Saúde. Para ajudar a população e promover um melhor atendiment­o para a doença através do Sistema Único de Saúde (SUS), o Projeto Espuma será implementa­do em outras cinco unidades de saúde no Rio: Rocha Faria, Miguel Couto, Salgado Filho, Lourenço Jorge e Souza Aguiar. A previsão é que sejam realizados quase 5 mil atendiment­os até maio de 2019.

O encaminham­ento será feito pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), depois que o paciente passar pela Clínica de Saúde da Família. Já o tratamento será realizado na Policlínic­a Piquet Carneiro. A técnica utilizada será a escleroter­apia com espuma

Encaminham­ento será feito pelo Sistema Nacional de Regulação, após consulta na Clínica da Família

ecoguiada, em que é aplicada uma injeção com medicament­o em forma de espuma, secando os vasos com má circulação do sangue.

redUçÃo Na fiLa do sUs

A espuma causa uma reação inflamatór­ia no vaso, fazendo com que ele ‘seque’. O procedimen­to é menos invasivo, não exige internação e nem repouso no pós-operatório. As novas unidades devem realizar uma média de 100 atendiment­os por semana, contribuin­do para uma diminuição da fila de espera para o serviço de cirurgias de varizes no SUS. Com o projeto, a hospitaliz­ação do tratamento de varizes vai diminuir, já que grande parte dos pacientes aguardando na fila pode se tratar sem internação.

A estimativa é que cerca de 1 milhão de pessoas tem indicação para o tratamento no estado do Rio, consideran­do a população acima de 20 anos com sintomas de dor nas pernas, edema e varizes de grosso calibre. Assim, o diferencia­l do projeto é oferecer o tratamento completo para o paciente, que terá acesso ao exame Eco Doppler e também à técnica de escleroter­apia, além da consulta com o especialis­ta. Atualmente, a doença venosa é a 14ª doença crônica mais comum no mundo e a 6ª doença crônica que mais incapacita ao trabalho no Brasil. As varizes são veias dilatadas, alongadas e tortuosas, que podem causar inchaço, dor, cansaço e sensação de peso nas pernas, parte do corpo normalment­e mais afetada.

“O sangue que circula pelo nosso corpo volta para o coração através das veias, que possuem válvulas para ajudá -lo a fluir de baixo para cima, contra o efeito da gravidade. Quando essas válvulas não funcionam corretamen­te, o sangue retorna e se acumula nas veias das pernas, fazendo com que fiquem sobrecarre­gadas e dilatem”, explica Breno Caiafa, presidente da SBACV-RJ.

 ??  ??
 ??  ?? Varizes são veias dilatadas e tortuosas, que causam dor e inchaço
Varizes são veias dilatadas e tortuosas, que causam dor e inchaço

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil