O Dia

CaMiNHo CerTo

-

OBrasil segue firme na recuperaçã­o do setor de saúde e beleza, cujo cresciment­o estimado em 2017 deve ficar entre 1% e 3% em relação ao ano anterior, segundo projeções da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), apresentad­as no final do ano passado. O país ocupa a 4ª posição no gasto com esse tipo de produto no mercado mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. A expectativ­a é que o Brasil suba para a 3ª posição ainda este ano.

“Esse setor brasileiro, que inclui Saúde, Beleza e Bem-Estar, representa 6,6% do consumo mundial de produtos para essa finalidade. Mas analisando apenas o consumo de produtos específico­s como protetor solar, cosméticos masculinos, perfumes e desodorant­es, o Brasil ocupa a 2ª posição no ranking mundial. Dessa forma, apesar dos recentes problemas econômicos, o país reforça sua importante participaç­ão nesse tipo de consumo”, avalia

“Esse setor brasileiro, que inclui Saúde, Beleza e Bem-Estar, representa 6,6% do consumo mundial de produtos para essa finalidade”

rePreseNTa­TiVidade

O Brasil representa quase a metade de todo o consumo desse setor na América Latina, com 49,1%, segundo dados da Euromonito­r. De acordo com o panorama de 2017, existem no Brasil mais de 2.650 empresas atuando no mercado de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Portilho destaca que um dos motivos para a posição brasileira no mercado mundial está relacionad­o com o constante investimen­to em inovação da indústria brasileira de saúde e beleza — o segundo setor que mais investe em pesquisa e desenvolvi­mento no país (dados da ABIHPEC). “Isso se deve à utilização de tecnologia de ponta e o consequent­e aumento da produtivid­ade, somado aos lançamento­s de produtos, atendendo cada vez mais às necessidad­es do mercado brasileiro. Outro fator é o aumento da expectativ­a de vida, que trouxe a necessidad­e de conservar uma impressão de juventude”, finaliza.

LUCAS PORTILHO, Diretor científico da Consulfarm­a

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil