O Dia

Quatro palestinos morrem em confrontos em Gaza

Caso ocorreu em meio a manifestaç­ão. Pelo menos 618 pessoas se feriram

- > Faixa de Gaza

Um novo confronto com o Exército de Israel ao longo da fronteira da Faixa de Gaza, ontem, deixou quatro palestinos mortos e pelo menos 618 feridos. Os protestos contaram com a participaç­ão de dez mil pessoas. Palestinos foram a cinco pontos da fronteira com Israel para participar de protestos convocados pelo comitê da Grande Marcha do Retorno. Os palestinos incendiara­m pneus e lançaram pipas com coquetéis molotov para provocar incêndios no lado israelense. Em resposta, os soldados israelense­s usaram bombas de gás lacrimogên­eo. A agência Reuters afirma que foram também dados tiros.

A mobilizaçã­o, denominada Marcha do Milhão a Jerusalém, acontece pela 11ª sextafeira consecutiv­a. Desde o dia 30 de março, quando começaram os protestos, mais de 120 palestinos morreram por fogo israelense em incidentes violentos durante esses protestos, de acordo com um levantamen­to feito pela agência Efe.

Haytham Khalil Aljamal, de 15 anos, foi baleado na cidade de Khan Yunis, informou o porta-voz do Ministério da Saúde da Palestina, Ashraf al-Qedra. Ziad Elbarim, de 24 anos, também foi atingido na mesma cidade. E Imad Nabil Abu Darabi, de 26 anos, foi ferido em Jabalia, no norte da Faixa de Gaza. Há pelo menos cinco pessoas feridas em estado crítico. Entre eles, há dois jornalista­s: Mohammed Abed al-Baba, fotógrafo da agência AFP, que recebeu um disparo na perna direita, e um cinegrafis­ta da Al-Aqsa TV.

Pelos megafones, as facções palestinas pediam à população para participar do protesto, que ocorreu na última sexta-feira de Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos. As manifestaç­ões também ocorrem próximo ao aniversári­o dos 51 anos do início da Guerra dos Seis Dias, que deu origem à ocupação dos território­s palestinos por Israel.

 ?? AFP PHOTO / MOHAMMED ABED ?? Desde 30 de março, quando começaram os protestos, mais de 120 palestinos morreram por fogo israelense
AFP PHOTO / MOHAMMED ABED Desde 30 de março, quando começaram os protestos, mais de 120 palestinos morreram por fogo israelense

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil