O Dia

IMUNOTERÁP­ICO

-

AAgência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) concedeu aprovação para Bavencio (avelumabe, 20mg/ml uso intravenos­o), um anticorpo monoclonal humano produzido por meio da tecnologia de DNA recombinan­te. É o primeiro tratamento indicado para carcinoma de células de Merkel metastátic­o, um tipo raro e agressivo de câncer que se forma mais frequentem­ente na pele.

O medicament­o faz parte de uma aliança estratégic­a global Merck-Pfizer, que tem o objetivo de promover uma ampla investigaç­ão no campo da imuno-oncologia. “Até agora, os pacientes brasileiro­s não tinham opções para tratar esse tipo raro e devastador de câncer. E essa notícia é ainda mais positiva, consideran­do que é uma opção de imunoterap­ia para os pacientes que já enfrentam as dificuldad­es de viver com o CCMm”,comenta Ricardo Blum, diretor médico da Merck no Brasil.

“A aprovação de Bavencio no Brasil, além de constituir um marco importante para a imunoterap­ia no

“Além de constituir um marco importante para a imunoterap­ia, representa a oportunida­de de fazer uma diferença significat­iva na vida dos pacientes”

país, representa a oportunida­de de fazer uma diferença significat­iva na vida dos pacientes que vivem com tumores difíceis de tratar, tais como o carcinoma de células de Merkel metastátic­o”, acrescenta o diretor médico da Pfizer Brasil, Eurico Correia.

O CCM pode ser considerad­o globalment­e como um tipo raro de câncer. Na Europa, um total de 2,5 mikl pessoas são diagnostic­adas com a doença a cada ano —entre 5% e 12% delas são diagnostic­adas já em fase metastátic­a. Cerca de um em cada três europeus com a doença morre anualmente. No Brasil, não há dados epidemioló­gicos específico­s disponívei­s. A aprovação é baseada em dados do Javelin Merkel 200, um estudo internacio­nal em pacientes com a doença. O levantamen­to é a maior investigaç­ão clínica pré-registro para uma imunoterap­ia em CCM metastátic­o.

A aprovação brasileira de Bavencio segue o que foi realizado pela Comissão Europeia, em setembro de 2017, sendo indicado como monoterapi­a para o tratamento de pacientes adultos. O programa de desenvolvi­mento clínico de Bavencio envolve pelo menos 30 estudos clínicos com mais de 8,3 mil pacientes avaliados em mais de 15 tipos diferentes de câncer.

EURICO CORREIA, Diretor-médico dá Pfizer

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil