O Dia

‘Zoação’ em Moscou sai caro

Homens dos vídeos podem ser processado­s na Rússia e no Brasil. Um perdeu o emprego

-

Um dos homens de camisa da Seleção que fizeram vídeos constrange­ndo mulheres russas perdeu o emprego ontem. Todos os envolvidos agora correm o risco de serem processado­s no país de Wladimir Putin. E mo Brasil, o Ministério Público de Santa Catarina pode instaurar um inquérito para investigar a atitude do tenente PM Eduardo Nunes, que também aparece em um vídeo.

A Latam anunciou a demissão do funcionári­o Felipe Wilson e divulgou nota de repúdio à atuação de seu agora ex-funcionári­o e afirmando que tomou as medidas cabíveis, de acordo com seu código de ética e conduta.

Em um trecho do vídeo, ele pede para as russas repetirem uma frase de baixo calão. Em seguida, Felipe aparece sorrindo e gritando “Brasil, Brasil”. Esse vídeo repercutiu menos do que um outro no qual cinco homens tentam convencer uma mulher russa a gritar um termo pejorativo referente a uma parte do corpo feminino.

Ontem, o Ministério do Interior da Rússia divulgou que está avaliando a possibilid­ade de abrir um inquérito contra os torcedores. Uma denúncia foi apresentad­a e ativistas querem que a polícia abra um inquérito. “Não podemos ainda confirmar se haverá um inquérito ou não”, explicou um assessor do Ministério do Interior ao Estado.Uma queixa formal será apresentad­a à embaixada brasileira em Moscou. Uma petição contra os brasileiro­s já reuniu cerca de 900 assinatura­s.

A autora da denúncia é a advogada Alyona Popova, que citou leis russas sobre humilhação e insulto. Nesse caso, a multa pode chegar a 3 mil rublos (R$ 175). Mas também existiria a possibilid­ade de que os brasileiro­s sejam denunciado­s por violência da ordem pública e abusos sexuais. Uma pena de prisão, a princípio, só seria considerad­a se o ato for relacionad­o com discrimina­ção de sexo, de raça ou nacionalid­ade. É exatamente nesse caso que o MP de Santa Catarina pretende enquadrar os envolvidos, na volta ao Brasil.

 ?? REPRODUçãO ?? Brasileiro­s se divertem constrange­ndo russa: reação indignada
REPRODUçãO Brasileiro­s se divertem constrange­ndo russa: reação indignada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil