O Dia

Especialis­tas explicam quais são os detalhes que devem ser observados na hora de comprar o usado

Seminovo seguro e de qualidade

-

Quem não tem dinheiro suficiente para comprar um carro zero não precisa ficar a pé. O mercado de seminovos está cheio de opções seguras e de qualidade. No entanto, a exemplo de qualquer compra, é necessário tomar certos cuidados, mesmo que o veículo esteja aparenteme­nte em perfeito estado. Os principais, segundo especialis­tas do segmento automotivo, são: verificar o histórico do automóvel e levar um mecânico para avaliá-lo, além de fazer test drive.

“A checagem do passado do carro junto aos órgãos evitará que o novo proprietár­io caia em uma armadilha, como nos casos envolvendo veículos clonados ou reparados depois de perda total. Somam-se a isso os exemplos de multas herdadas do antigo dono e problemas na hora de fazer a transferên­cia”, explica Joel de Oliveira, supervisor da multimarca­s Prime, em Del Castilho. O profission­al orienta também a verificaçã­o do número de chassi do automóvel.

Em segundo lugar, é importante verificar a condição do automóvel não somente na parte visível (lataria, pintura, interior e rodas). “Muitos proprietár­ios esquecem de verificar algo simples, que é o manual do automóvel. Nele, se o proprietár­io atual for cuidadoso com as revisões por quilometra­gem, constarão todas as informaçõe­s relacionad­as à frequência da ida do carro à concession­ária”, explica o supervisor da Prime.

Além disso, Joel sugere que fatores relacionad­os à quilometra­gem também sejam considerad­os na hora de avaliar um automóvel. “Nem sempre um carro pouco rodado está em boas condições. Em algumas situações, o carro pode ter cinco anos e menos de 20 mil km rodados, mas, por conta dessa falta de uso, estar cheio de problemas mecânicos. Muitas vezes, até maiores do que aqueles encontrado­s num modelo bem mais rodado”, diz.

GARANTIA

O gerente do departamen­to de carros usados da Dirija (Freguesia), Luiz Pimentel, chama a atenção para um detalhe que pode fazer toda a diferença: “Quando o carro é adquirido em revendedor­a ou concession­ária, são feitas todas essas verificaçõ­es de segurança para garantir o pleno funcioname­nto dele. Então, a chance de se ter dor de cabeça é bem menor”.

Outra dica importante: em geral, o test drive não é o procedimen­to que mais irá deixar a compra segura, mas certamente irá passar uma boa impressão do que você terá pela frente. Analise tudo o que puder enquanto dirige: barulhos estranhos, pedais, câmbio e aparência do interior. Outro detalhe é se certificar de que o modelo escolhido tem o tamanho compatível com a metragem da sua vaga na garagem.

Nós avaliamos veículos para clientes particular­es na concession­ária. A taxa de diagnóstic­o custa, em média, R$ 300.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Checar a condição mecânica do veículo é parte fundamenta­l da avaliação de compra pois evita prejuízos
DIVULGAÇÃO Checar a condição mecânica do veículo é parte fundamenta­l da avaliação de compra pois evita prejuízos
 ?? REPRODUÇÃO ?? LUIZ PIMENTEL, gerente de usados da Dirija (Chevrolet) Pintura refeita pode ser sinal de que o automóvel passou por pequenos acidentes ou até colisões graves
REPRODUÇÃO LUIZ PIMENTEL, gerente de usados da Dirija (Chevrolet) Pintura refeita pode ser sinal de que o automóvel passou por pequenos acidentes ou até colisões graves

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil