O Dia

RIO DAS OSTRAS

Eleitores do município vão às urnas no próximo domingo para escolher novo prefeito.

-

Rio das Ostras voltará às urnas no próximo domingo, dia 24. Mais de 85 mil eleitores decidirão o futuro político do município. A eleição ocorre em função do afastament­o do ex-prefeito Carlos Augusto Balthazar (MDB) por abuso de poder econômico e político nas eleições de 2008. Atualmente, a cidade é governada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Afonso Fernandes.

No total, a cidade de Rio das Ostras conta com seis candidatos. Concorrem ao cargo de prefeito Deucimar Talon (PRP), Marcelino da Farmácia (PV), Gelson Apicelo (PDT), Winnie Freitas (Psol), Flávio Poggian (PSD) e Dr. Fábio Simões (PP), que substitui Carlos Augusto Balthazar (MDB).

Vereador entre 2013 e 2016, e candidato a prefeito na eleição de 2016, Deucimar Talon (PRP) acredita que o maior mal da cidade atualmente é a corrupção. O candidato lembra também que será preciso ter secretaria­do e servidores preparados para uma boa gestão em tão curto espaço de tempo. “É preciso melhorar de tudo um pouco: saneamento, saúde, educação, segurança. Pretendo reduzir em 50% os salários de prefeito, vice e secretário­s. Vamos cortar na própria carne”, avisa Talon.

GESTÃO EFICIENTE

Para o candidato Flávio Poggian (PSD), que concorre pela primeira vez ao cargo, Rio das Ostras precisa apostar no turismo para voltar a crescer e também ter uma gestão eficiente para equalizar todas as despesas. Ainda segundo ele, a folha de funcionári­os está inchada. “Se eleito, vou demitir um sem número de funcionári­os fantasmas comissiona­dos”, adianta.

Já a candidata Winni Freitas (Psol) promete governar por meio de conselhos municipais e audiências públicas, que serão deliberati­vas. Ela também destaca que irá rever diversos contratos da prefeitura. “Minha primeira medida será uma auditoria cidadã das contas e contratos do município, além do cancelamen­to de licitações fraudulent­as, de contratos inúteis e eivados de ilegalidad­e”, conta.

Vice-prefeito por duas vezes, Gelson Apicelo (PDT) credita à incerteza política o atual momento de Rio das Ostras. Ele revela também que a cidade precisa de uma gestão voltada para as necessidad­es de toda a população. “Vou fazer uma grande auditoria e verificar as finanças do município para saber qual é a realidade e poder fazer o que realmente dá para ser realizado. Dinheiro tem, mas não tem boa administra­ção”, critica.

Os candidatos Marcelino da Farmácia (PV) e Dr. Fábio Simões (PP) foram procurados pelo DIA mas não foram localizado­s pela reportagem.

 ??  ?? Pouco mais de 85 mil eleitores vão escolher o futuro político do município da Região dos Lagos
Pouco mais de 85 mil eleitores vão escolher o futuro político do município da Região dos Lagos
 ??  ?? Marcelino da Farmácia (PV)
Marcelino da Farmácia (PV)
 ??  ?? Gelson Apicelo (PDT)
Gelson Apicelo (PDT)
 ??  ?? Fábio Simões (PP)
Fábio Simões (PP)
 ??  ?? Winnie Freitas (Psol)
Winnie Freitas (Psol)
 ??  ?? Flávio Poggian (PSD)
Flávio Poggian (PSD)
 ??  ?? Deucimar Talon (PRP)
Deucimar Talon (PRP)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil