O Dia

UMA REGIÃO DE ENCANTOS

Um roteiro para aproveitar Visconde de Mauá, Penedo, Maringá e Maromba

- LUIZ ALMEIDA luiz.almeida@odia.com.br

Tranquilid­ade, natureza exuberante e gastronomi­a diversific­ada e requintada. São os principais ingredient­es de uma região localizada no Sul Fluminense, ideal para aqueles que desejam desfrutar momentos de muito sossego mas sem deixar de lado a sofisticaç­ão. Falamos dos distritos de Visconde de Mauá, em Resende, e de Penedo, Maringá e Maromba, em Itatiaia.

Em meio ao verde, a região é destino para se esquecer da vida e realizar uma série de passeios, sempre sem qualquer pressa. Na pequena vila de Visconde de Mauá, por exemplo, vale percorrer a principal via do lugarejo, a Rua Presidente Wenceslau Braz. É nela que ficam diversas lojas, bares e restaurant­es, além da Igreja de São Sebastião e o acesso ao Parque Estadual da Pedra Selada.

Pertinho dali, a vila de Maringá, distante cerca de cinco quilômetro­s. O distrito pertence ao município de Itatiaia e é para se desfrutar com calma. Convém conhecer a Alameda Gastronômi­ca, onde fica o comércio local, com lojas, bares e restaurant­es. O vilarejo tem noite bastante agitada e com opções variadas de lazer.

Por uma pequena ponte sobre o Rio Preto é possível acessar a mineira vila de Maringá, na cidade de Bocaina de Minas. Lá também há opções das mais variadas de bares, restaurant­es e lojas de artesanato, com vida noturna animada.

Mais reservada e bem aconchegan­te, a vila de Maromba, que fica a cerca de três quilô- metros de Maringá. Lá reina a simplicida­de e é muito procurada pelos jovens — o comércio tem pequenas lojas e bares. O vilarejo é ponto de partida para várias cachoeiras e piscinas naturais de água límpida.

Mesmo com o inverno, vale conhecer algumas delas. É o caso da cachoeira do Escorrega e do Véu da Noiva e o Poção

da Maromba. Outra dica é se embrenhar pela região para visitar o Vale da Santa Clara — fica entre Maringá e Maromba — e Alcantilad­o — entre Visconde de Mauá e Maringá.

GASTRONOMI­A

A gastronomi­a é outro ponto alto da região. E não faltam opções de restaurant­es, bistrôs e bares — há desde os mais sofisticad­os aos mais simples. Não por acaso, almoços e jantares são uma boa pedida para conhecer a culinária local, que se destaca pelas receitas a base de truta e também de pinhão. Outra dica, durante a atual temporada de inverno, é aproveitar a noite com um fondue e um bom vinho.

Em Penedo, Visconde de Mauá e Maringá ficam os estabeleci­mentos mais requintado­s, mas também há opções bem em conta e que são capazes de agradar pela simplicida­de. Já na pequena vila de Maromba, vale conhecer os pequenos bares que atraem grande parte do público jovem que frequenta a região. Em todos os distritos, vale destacar, é sempre possível almoçar e jantar ao som de artistas locais, que apresentam repertório variado — MPB, jazz, blues e rock.

GULOSEIMAS E CERVEJAS

A região ainda preserva uma variedade de guloseimas. Há vários estabeleci­mentos que vendem queijos, linguiças e doces (bananadas, goiabadas, de leite e de pinhão, entre outros) produzidos lá mesmo. Nos distritos também é possível encontrar licores de diversos sabores e cachaças.

Amantes de cerveja têm na região uma boa fonte para experiment­ar os sabores locais. Afinal, são várias as opções da bebida produzida por lá. Uma das mais antigas é a Casa do Fritz, de Penedo, onde também é fabricada a Cervejaria Penedon. Em Visconde de Mauá, vale provar a Maresia de Mauá, a Mauá Beer e a Cerveja Vale do Pavão.

Quem visita os distritos de Penedo, Visconde de Mauá, Maringá e Maromba também tem um programa obrigatóri­o. Vale percorrer as diversas lojas de artesanato da região, que conta com bordados e tapeçaria variados, bijuterias, artigos infantis e objetos de decoração.

 ??  ??
 ?? FOTOS LUIZ ALMEIDA ?? Vila de Maringá (acima) tem bares e restaurant­es para todos os bolsos, e cervejas artesanais são uma atração
FOTOS LUIZ ALMEIDA Vila de Maringá (acima) tem bares e restaurant­es para todos os bolsos, e cervejas artesanais são uma atração
 ??  ??
 ??  ?? Visconde de Mauá se destaca também no artesanato e na culinária
Visconde de Mauá se destaca também no artesanato e na culinária
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil