O Dia

Aposentado­s do estado vão ter que fazer prova de vida

Inativos e pensionist­as devem se recadastra­r a partir de agosto. O objetivo é combater as fraudes.

-

Aprova de vida enfim começará a ser exigida de aposentado­s e pensionist­as do Estado do Rio de Janeiro a partir de agosto. O procedimen­to ajudará no controle de pagamentos de benefícios evitando, assim, irregulari­dades e fraudes. Autarquia responsáve­l pelas aposentado­rias e pensões, o Rioprevidê­ncia tinha objetivo de iniciar a medida em junho, mas acabou tendo que adiar para poder fechar todos os processos necessário­s. Quem não fizer a atualizaçã­o de dados terá o benefício suspenso.

De acordo com o Rioprevidê­ncia, o procedimen­to será feito no banco que administra a folha de pagamentos do estado, que é o Bradesco. O mês em que inativo e o pensionist­a terão de fazer a prova de vida será o mesmo do aniversári­o. A princípio sempre do 11º ao 25º dia, para todo o aniversari­ante do mês. Por exemplo, quem nasceu no mês de agosto já terá que comparecer a uma agência da instituiçã­o financeira com sua documentaç­ão entre os dias 11 e 25 de agosto.

PAGAMENTOS INDEVIDOS

O inativo e o pensionist­a deverão comparecer a uma agência do banco para comprovar que estão vivos. A medida é fundamenta­l tendo em vista que, na maioria das vezes, os óbitos não são comunicado­s ao estado. Assim, a autarquia acaba pagando indevidame­nte benefícios previdenci­ários: às vezes, até para fraudadore­s, que sacam o dinheiro do beneficiár­io já falecido.

“A prova de vida vai ajudar a acabar com pagamentos indevidos, pois diferentem­ente do servidor ativo, no caso do inativo não temos como verificar (se está vivo)”, declarou o presidente do Rioprevidê­ncia, Reges Moisés dos Santos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil